AO VIVO
Eleições

Sorteio para auditoria das urnas eletrônicas acontece neste sábado (14)

Evento será realizado no auditório do TRE-PR, às 9h, com transmissão ao vivo pelo YouTube

TSE - Redação - HojeMais Maringá
13/11/20 às 15h05

Neste sábado (14), às 9h, será realizado o sorteio dos equipamentos de votação que passarão pela Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas e pela Auditoria de Verificação e Autenticidade dos Sistemas. O evento acontece no auditório do edifício-sede do TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná), em Curitiba, situado na Rua João Parolin, 224, Prado Velho, com transmissão ao vivo pelo canal do Tribunal no YouTube. A mesa de autoridades será presidida pelo desembargador Tito Campos de Paula.

As auditorias verificam o funcionamento, a transparência e a segurança dos equipamentos de votação. Participam do sorteio 19.507 das 20.745 seções eleitorais do Paraná. As demais encontram-se em localidades consideradas de difícil acesso.

Dentre as doze urnas sorteadas, oito passarão pela Auditoria de Verificação da Autenticação e Integridade dos Sistemas, que ocorre nos próprios locais de votação. Os equipamentos testados passam por uma verificação das assinaturas e resumos digitais que confere se os sistemas estão de acordo com o que é determinado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O procedimento é realizado por juízes eleitorais em momento anterior a emissão da Zerésima (relatório que comprova que não há votos previamente registrados na urna eletrônica).

Para a realização da Auditoria de Funcionamento, que testa, no dia da eleição, o equipamento em condições normais de uso, são sorteadas quatro urnas. Elas serão transportadas até a capital e substituídas no local de votação por outras de contingência.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM ELEIÇÕES
Franquia:
Maringá PR
Franqueado:
SPOT COMUNICACAO DIGITAL LTDA
37.794.547/0001-16
Editor responsável:
Victor Faria / Amaro de Oliveira / Anderson Lopes
contato@mga.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.