AO VIVO
Especial

Cervejarias maringaenses ganham prêmios nacionais

Prefeitura de Maringá prepara o lançamento de um projeto em parceria com o Nucem (Núcleo das Cervejarias de Maringá)

Diretoria de Comunicação - Redação - HojeMais Maringá
09/03/22 às 22h34
Foto: Andye Iore

As cervejarias e cervejas artesanais de Maringá são destaques no Brasil mais uma vez. Dessa vez a Sabores do Malte e a RedCor conquistaram prêmios no Concurso Brasileiro de Cervejas 2022 realizado em Blumenau (SC) no último final de semana com resultado divulgado ontem. Participaram mais de 500 cervejarias que apresentaram 3,1 mil cervejas para avaliação e concorrer aos prêmios 

A Sabores do Malte, pelo segundo ano consecutivo, conquista um dos prêmios principais. Ano passado foi de Melhor Brew Pub e agora foi a terceira Melhor Cervejaria do Brasil, destacando oito rótulos. Sendo três medalhas de ouro, uma de prata e quatro de bronze. “Foi uma grande surpresa para nós dividirmos o pódio com grandes cervejarias”, disse o sócio Marcos Schiavoni, que foi com a equipe receber o prêmio pessoalmente em Blumenau. “Ficamos em terceiro lugar no maior concurso do mundo!”. 

Outra maringaense premiada foi a cervejaria RedCor. Ela venceu na categoria Smoke Beer (com malte defumado), com a cerveja Defumator.
É cerveja da escola alemã, forte e amarga. No caso da marinagense premiada, tem teor alcoolico de 8,3% e 28 IBUs, a taxa da amargor que significa International Bitterness Unitis, ou Unidade Internacional de Amargor. “Sempre é bom saber que nosso trabalho é respeitado. Estamos desde 2015 participando desses concursos e em breve teremos novidades para os maringaenses”, comenta o sócio da RedCor, David Redmerski Junior, já acostumado a conquistar prêmios com suas cervejas. 

A Prefeitura de Maringá prepara o lançamento de um projeto em parceria com o Nucem (Núcleo das Cervejarias de Maringá). A Rota das Cervejas de Maringá terá eventos, visitas orientadas nas fábricas e bares, o Beer Bike, um festival de cervejas em setembro, entre outros, que começarão na Semana de Turismo de Maringá em abril. 

Participam do projeto com a prefeitura, cervejarias com situação regularizada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “Esse é um destaque da economia criativa. Os prêmios refletem a qualidade das cervejas feitas em Maringá. E agora com um modelo econômico eficiente”, explica o secretário de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação (Siacom), Marcos Cordiolli. “Por isso, estamos empenhados em transformar as cervejarias em ativos turísticos em Maringá”. 

O destaque das cervejas artesanais maringaenses não é à toa. É um trabalho de muitos anos e com muito profissionalismo. Há mais de uma década que grupos deixaram de fazer suas cervejas no fogão de casa para consumir com os amigos e foram comprando equipamentos, ampliando a produção, instalando fábricas, vendendo para outros estados e abrindo bares. 

Em 2019 a Prefeitura maringaense mapeou 16 cervejarias artesanais que produziam, na época, uma média de 225 mil litros mensalmente de 157 rótulos. Eram mais de 230 profissionais trabalhando em torno de 50 estabelecimentos entre bares e fábricas. A estimativa não oficial, com dados das cervejarias, era de movimentar mais de R$ 15 milhões ao mês. O mapeamento resultou num festival de cervejas realizado na Praça Renato Celidônio. 

Hoje os números são maiores, com maior produção, mais rótulos, mais taps (torneiras) e um conceito vencedor como aconteceu em Blumenau. Gancho para apresentar as cervejarias artesanais maringaenses como destino turístico nacional. 

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM ESPECIAL
Franquia:
Maringá PR
Franqueado:
SPOT COMUNICACAO DIGITAL LTDA
37.794.547/0001-16
Editor responsável:
Victor Faria / Amaro de Oliveira / Anderson Lopes
contato@mga.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.