A primeira vitória fora de casa chegou e com um adendo: a classificação para a semifinal do Campeonato Paranaense da Segunda Divisão 2022. Jogando fora de casa, o Aruko visitou o Apucarana Sports na tarde desta quarta-feira (11) e garantiu a vitória, por 1 a 0, com gol de Luigi aos 43 minutos da etapa final.
A vida do Samurai Black poderia ter sido mais tranquila. Logo no primeiro minuto, Matheus Martins fez, mas inexplicavelmente, o árbitro anulou o gol por conduta antidesportiva, alegando que o grito de “eu” dito pelo atacante tenha confundido a zaga adversária acreditando ser o goleiro, mesmo que a posse da bola fosse do Aruko. Sem a anotação do tento, a partida foi marcada pelo equilíbrio adiante.
Depois desse momento, o clube de DNA Japonês e Coração Brasileiro teve duas chances: André Carlos teve chute cruzado e passou perto, aos quatro, e 14 minutos depois, Thiago Santos mandou a bola para frente, Marcelo Xavier desviou, Ermínio cabeceou e a bola triscou a trave. Lucas Lourenço ainda arriscou um minuto depois, mas Flaysmar ficou com a bola.
O Apucarana cresceu na partida. Yan cruzou e a bola passou por toda extensão da grande área. Aos 27, Bruno Andrade foi na segunda trave, tocou na bola e quase abriu o placar. Depois, Yan apareceu, novamente, em cobrança de falta perigosa. A partida ficou no zero na etapa inicial.
Os 45 minutos derradeiros começaram de maneira truncada, com o Apucarana Sports tendo mais posse. Porém, a primeira chance foi do Aruko, com Tiago Miranda que tentou de cabeça, mas a bola saiu pela lateral. Em seguida, Luigi entrou no lugar do meia.
Aos 20 e 24 minutos, os donos da casa tiveram duas ótimas chances com Ataliba. Na primeira, ele arriscou e a bola saiu lentamente pela linha de fundo e, depois, ele chutou no canto direito de Thiago Santos, que se esticou todo para fazer grande defesa.
Rafael Andrade promoveu a entrada de Kendy no lugar de Matheus Martins. Aos 28 minutos, Rafinha Potiguar chutou forte, o goleiro desviou e bola bateu no travessão. Depois, André Carlos apareceu livre na frente do goleiro, mas chutou em cima do arqueiro.
A partida continuou no equilíbrio até que aos 43 minutos, o gol saiu. Thiago Santos lançou para Kendy que lutou com o zagueiro pela posse. Ele tocou para Luigi, que mandou forte para área. Ermínio evitou a saída, tocou para André Carlos e o goleiro deu rebote. Ermínio pegou e tocou na área para Luigi completar. Foi o gol da vitória e da classificação.