Geral

Estado Democrático de Direito Sempre

Ato em defesa da democracia reuniu lideranças políticas, intelectuais, empresários, juristas e representantes da sociedade civil na Faculdade de Direito da USP e foi acompanhado por multidão no Largo São Francisco.

HojeMais Maringá
11/08/22 às 20h35
Foto: Max Faria Junior

Ato em defesa da democracia e do Estado de Direito reuniu, no início da tarde desta quinta-feira (11), lideranças políticas, intelectuais, empresários, juristas e representantes da sociedade civil na Faculdade de Direito da USP. O evento, que ocorreu no interior da instituição, também foi acompanhado por uma multidão no Largo São Francisco, no centro de São Paulo.

Mais cedo, no salão nobre da Faculdade, o Reitor da USP, Prof. Carlos Gilberto Carlotti Junior, discursou para os 800 presentes e lembrou as 47 pessoas ligadas à universidade, mortas durante a repressão militar. Seguiram-se discursos de diversos representantes de entidades de classe e de associações em defesa intransigente da democracia.

" Aqui estão representados os setores mais vibrantes da economia. Temos os principais movimentos sociais que lutam pela dignidade do Brasil, além das organizações não governamentais que defendem os direitos humanos. Todos estão nesta sala. Dada a gravidade do momento que vivemos, todos foram capazes de transcender suas diferenças e se juntar pela luta da democracia. Estado de Direito sempre."

Oscar Vilhena Vieira, advogado

Também, houve leitura do “Manifesto em defesa da democracia e da justiça” , elaborado pela FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), pelo advogado José Carlos Dias, ex- Ministro da Justiça, que destacou a união entre capital e trabalho em defesa da democracia” . Dias foi interrompido por aplausos ao defender a importância do STF para democracia.

Por volta das 11h, antes da leitura da Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito! , seguiram-se novos discursos, parte deles realizado das sacadas da Faculdade de Direito, testemunhados por personalidades como o jornalista Chico Pinheiro e a cantora Daniela Mercury.

“Num Estado democrático de Direito, o Direito controla e dosa o uso da força. A única força que pode dizer algo a respeito do processo eleitoral brasileiro é a força do eleitor.”

Prof. Celso Fernandes Campilongo, Diretor da Faculdade de Direito da USP

Chico Pinheiro e Daniela Mercury na sacada da Faculdade de Direito da USP em ato pela democracia. Foto: Max Faria Junior.

  Durante o ato, a multidão se manifestou, em vários momentos, com gritos de “Fora Bolsonaro”.

Carta em defesa da democracia

O manifesto lido hoje, no Pátio das Arcadas, foi articulado pela Faculdade de Direito da USP e inspirado em outro documento que completou 45 anos e que, também, foi lido na no mesmo local e data pelo professor Goffredo da Silva Telles Junior, se constituindo em um dos marcos na luta pelo restabelecimento do Estado Democrático de Direito no país.

A leitura pública do documento coube às professoras da USP Eunice de Jesus Prudente, Maria Paula Dallari Bucci e Ana Elisa Liberatore Bechara, e ao jurista Flavio Flores da Cunha Bierrenbach, ex-ministro do Superior Tribunal Militar.

A Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito! já recebeu  mais de 900 mil assinaturas e foi resposta aos ataques do Presidente Bolsonaro às urnas eletrônicas e ameaças às eleições de outubro.

Veja imagens do evento

Foto: Max Faria Junior
Foto: Max Faria Junior
Foto: Max Faria Junior
Foto: Max Faria Junior












 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
  17/03/24 às 16h36
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM GERAL
Franquia:
Maringá PR
Franqueado:
SPOT COMUNICACAO DIGITAL LTDA
37.794.547/0001-16
Editor responsável:
Diniz Neto
contato@mga.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2024 - Grupo Agitta de Comunicação.