Um idoso, de 62 anos, passou mal em frente ao Hospital Bom Samaritano, do grupo Humana Saúde, e teve que aguardar, na sarjeta, o atendimento do Samu (Serviço de Atenção Móvel de Urgência). Segundo testemunhas no local, ele buscou atendimento no hospital mas, por não ter o plano privado, não conseguiu o atendimento inicial.
A ocorrência foi registrada na tarde da última segunda-feira (23), quando diversas pessoas estavam no local aguardando atendimento no PA (Pronto Atendimento) do hospital. Segundo uma testemunha, o idoso foi até o local buscando ajuda por estar passando mal. Ao sair do local sem atendimento, ele se deitou no chão e por lá ficou.
Antes que a ambulância do Samu chegasse, diz uma testemunha, um médico que estava entrando no hospital parou para dar os atendimentos iniciais, segundo ela, "por conta própria". Em nota, o hospital Bom Samaritano afirmou que o homem - ao verificar que o hospital não era conveniado do SUS (Sistema Único de Saúde) - abdicou do tratamento. Confira a nota na íntegra.
"Um paciente de 62 anos esteve no dia 23 de maio no hospital Bom Samaritano de Maringá, perguntando se a unidade realizava atendimento pelo SUS. Após obter informações que atendia somente pacientes de convênios e particulares, ele não quis aguardar e retirou-se do local.
Ao sair da unidade, ainda na calçada, não se sentiu bem e um profissional do Hospital Bom Samaritano prestou o primeiro atendimento, de acordo com o protocolo, sendo encaminhado para a realização de exames. Em seguida, o paciente recebeu o atendimento do SAMU e foi encaminhado para a unidade de referência.
O atendimento foi prestado assim que os nossos colaboradores tiveram conhecimento do ocorrido. Reforçamos o nosso compromisso nos atendimentos, de acordo com os protocolos do hospital."
A testemunha, que estava no local, afirmou que o atendimento do Bom Samaritano estava extremamente moroso. Ele, por exemplo, precisou esperar mais de seis horas para ser atendido no Pronto Atendimento.