AO VIVO
Geral

Trânsito faz 29 mortes em Maringá e Semob discute prevenção

Em 2021, foram registrados 38 óbitos no trânsito em Maringá, sendo que 55% das vítimas eram motociclistas

Secom - Redação - HojeMais Maringá
24/06/22 às 10h55

O PVT (Projeto Vida Pelo Trânsito) definiu nesta quinta-feira (23), comissões com foco na prevenção de acidentes, visando reduzir as mortes no trânsito de Maringá. Em reunião no DER (Departamento de Estradas de Rodagem), foram formadas a Comissão Geral; a Subcomissão de Dados; a Subcomissão de Análise de Dados; e a Subcomissão de Planejamento de Projetos Campanhas e Ações. “Vamos analisar as mortes no trânsito para descobrirmos as causas e encontrarmos soluções”, explica o gerente de Educação no Trânsito da Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana), Rafael Martins. 

O PVT é formado por órgãos de segurança e do trânsito e associações, seguindo normas do Ministério da Saúde. Maringá assinou a adesão ao programa em 2017 e desde 2019 a coordenação é dividida entre as secretarias de Mobilidade Urbana (Semob) e de Saúde. 

Um dos focos é unificar os dados das mortes no trânsito de Maringá. Assim, é possível identificar quais situações precisam de ações preventivas pontuais. Os relatórios gerados também terão dados sobre os locais dos acidentes, atendimentos em hospitais, faixa etária das vítimas, dias e períodos dos acidentes, entre outros. 

Até agora, Maringá registrou 29 mortes no trânsito em 2022. Das quais 21 eram motociclistas. Com os dados unificados, o grupo criará ações preventivas para o segmento. Por exemplo, foi verificado que em quatro óbitos, os capacetes dos motociclistas saíram no acidente. Com isso, será planejada uma campanha de orientação para o uso correto do capacete. Em 2021, foram registrados 38 óbitos no trânsito em Maringá, sendo que 55% das vítimas eram motociclistas. 

Participam do PVT as secretarias de Mobilidade Urbana, Saúde e Educação; a 15° Regional da Saúde; a Polícia Militar; a Polícia Rodoviária Estadual (PRE); a Polícia Rodoviária Federal (PRF); o Corpo de Bombeiros; o Samu; a Universidade Estadual de Maringá (UEM); a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); o Detran; o Núcleo Regional de Educação (NRE); o DER e o Instituto Médico Legal (IML).

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM GERAL
Franquia:
Maringá PR
Franqueado:
SPOT COMUNICACAO DIGITAL LTDA
37.794.547/0001-16
Editor responsável:
Victor Faria
contato@mga.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.