A Viapar fará a detonação de rocha do Contorno de Jandaia do Sul nesta quinta-feira (19), no entroncamento do projeto do contorno com a Estrada São João.
O acordo entre o DER-PR (Departamento de Estradas de Rodagem) e a Viapar para a construção do contorno e outros dois na região, foi homologado pela Justiça Federal.
A empresa é uma das concessionárias que atuaram no Anel de Integração e executará as obras mesmo após o término do contrato com o Governo do Estado. O MPF (Ministério Público Federal) deu parecer favorável ao compromisso.
Os contornos de Jandaia do Sul, Peabiru e Arapongas ainda estão na fase inicial e totalizam 22 quilômetros, com pistas duplas e acostamento em toda extensão, além de 15 viadutos. O custo estimado é de cerca de R$ 347 milhões.
Para garantir a segurança de todos, serão tomados os seguintes procedimentos:
• Evacuação no raio de 300 metros;
• Fechamento dos acessos municipais e particulares;
• Fechamento da BR-376:
• Barreira no km 219, faixa sentido Apucarana, e no km 220+500 na faixa sentido Maringá.
Haverá paralisação de 5 minutos antes da detonação (última sirene).
A liberação ocorrerá 5 minutos após da detonação, depois da vistoria do Blaster (profissional responsável por realizar o manuseio, arranjo, disposição e detonação de explosivo)
Durante a detonação e período de verificação a rodovia BR-376 será interditada em ambos os sentidos de tráfego entre o km 219+500 e o km 220+100, por motivos de segurança.