Gestare Vita

A Infertilidade Conjugal é acometida por fatores 40% masculinos e 40% femininos, diz especialista

Dr. Eneias Cano (CRM 4695, RQE 3216) falou sobre como diagnosticar a infertilidade do casal e os exames para detectar as causas

Giovanna Maia
08/10/18 às 15h30

Esse assunto costuma incomodar muitos casais no dia a dia. A infertilidade conjugal é quando um casal não consegue engravidar, ou seja, ter filhos. Isso pode ser causada por três fatores.

Cerca de 40% é por fatores masculinos e 40% por feminino enquanto 20% corresponde a ambos. Por ser um assunto muito vasto, as causas podem variar para os problemas que acometem os homens e os que acometem as mulheres.

Segundo Dr. Eneias Cano (CRM 4695, RQE 3216), para conseguir diagnosticar as causas da infertilidade feminina um especialista em infertilidade pedirá alguns exames específicos. Um ponto importante a ser observado pelo casal  é que se eles estão tentando engravidar dentro de um período de 1 a 18 meses e que não conseguem, está na hora de procurar um médico especialista que tenha habilitação na área para tratar e não perder tempo. Quanto mais tempo o casal esperar, maiores são as chances de ocorrer má formação, como a cromossomopatia, no futuro bebê. É muito evidente em mulheres a partir dos 35 anos.

Esses exames são:

- Acompanhamento do Ciclo Menstrual;

- Ultrassom para avaliar as condições dos ovários e útero;

- Histerosalpingografia: exame para observar as trompas;

- Biópsia de endométrio e Histeroscopia (avaliar o endométrio);

- Exame para avaliar a questão hormonal e, dependendo da idade da paciente, um Exame de dosagem do Hormônio Anti-Mulleriano (verifica a reserva ovariana).

É com esses exames que o profissional poderá saber a próxima conduta a seguir, os melhores tratamentos para a mulher e como orientar o casal.

Saiba mais assistindo ao vídeo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acompanhe a Gestare no Facebook para saber mais sobre gravidez, fertilidade e assuntos relacionados. Tem alguma pergunta? Escreva-nos pelas redes sociais.

 COMENTÁRIOS

DR. ENEIAS CANO 

(CRM 4695, RQE 3216)

Graduado em medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Residência médica em ginecologia e obstetrícia (AAMI-Campo Grande-MS). Pós-graduação em videolaparoscopia ginecológica pelo Instituto Fernandes Figueira-Rio. Pós-graduação em infertilidade pelo instituto Gera - São Paulo. 

 MAIS DE GESTARE VITA
VEJA TODAS DE GESTARE VITA
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
Daniele Brito
materia03@hojems.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2019 - Grupo Agitta de Comunicação.