Gestare Vita

Entenda tudo sobre o seu período fértil

A vida fértil da mulher merece muita atenção, pretendendo ela ter filhos ou não

Giovanna Maia
27/07/18 às 08h57

Para uma mulher que pretende engravidar, conhecer e entender sobre o seu período fértil é fundamental para otimizar o processo de concepção - e no caso de casais com problemas de fertilidade, entender as nuances do ciclo menstrual é ainda mais importante.

A mulher geralmente inicia sua vida fértil entre os 13 e 14 anos, na puberdade. Por isso, é mais normal que seus ciclos menstruais sejam mais irregulares por haver uma instabilidade hormonal maior. O mesmo também pode ocorrer com mulheres que já estão na menopausa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o ginecologista e obstetra Enéias Cano (CRM 4695, RQE 3216), o período fértil de uma mulher com ciclo regular (sem instabilidade) ocorre a cada 28 ou 30 dias, e pode ser calculado a partir do primeiro dia do ciclo após a última menstruação, do 14º ao 16º dia do ciclo. O ciclo menstrual - controlado pelos hormônios - é quando o corpo se prepara para receber o embrião liberando o óvulo, e quando não ocorre a fecundação, ela vem a menstruar.

Os hormônios são o FSH e o LH, produzidos pela hipófise e também o estrogênio e a progesterona, produzidos pelo ovário. Elas são responsáveis pela liberação dos óvulos e por preparar o útero para a gravidez.

"Se deseja engravidar, é recomendado que as relações sexuais sejam programadas com maior frequência pelo fato do espermatozoide sobreviver por mais tempo no corpo da mulher, ou seja, aumenta suas chances de fecundação. Durante os três dias antes e depois do previsto para a ovulação (7 dias), pois o dia que seu corpo irá liberar o óvulo pode se adiantar ou atrasar. O ginecologista é o médico mais indicado para auxiliar a mulher com relação às fases em que ela estiver e orientar o melhor momento para a relação sem proteção, que favoreça a fecundação", explica Dr. Enéias. (CRM 4695, RQE 3216)

O normal é ocorrer a liberação de um óvulo por mês, porém é possível sim ovular mais de uma vez por mês. Mas isso não significa que existirão dois ciclos, o que acontece é que, nesses casos, dois óvulos são liberados ao mesmo tempo - um dos fatores que influenciam para o nascimento de gêmeos não idênticos (mais comum em mulheres a partir dos 35 anos).

Da mesma forma que tem mulheres que ovulam todos os meses, há aquelas que não conseguem. Os motivos podem ser pela Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), Hipotireoidismo e Menopausa, mas é importante frisar que se esse for o seu caso, o mais recomendável é procurar seu médico para um diagnóstico preciso e tratamentos.

Já as mulheres que têm períodos mais curtos ou mais longos, convivem com o ciclo irregular que podem ocorrer de 21 ou 35 dias. Mesmo sendo mais difícil acertar o cálculo do período fértil, é possível chegar em datas aproximadas. Comece considerando os intervalos dos três últimos ciclos e depois tirar uma média entre eles, o dia da ovulação será o valor da média subtraído por 14 dias. Para ter uma precisão maior, consulte seu médico.

E para quem não quer engravidar saber tudo sobre o seu período fértil ajuda a evitar a gravidez indesejada, os métodos contraceptivos como pílulas anticoncepcionais, preservativos e DIU também são opções viáveis.

Consulte-se sempre com seu ginecologista de confiança e acompanhe o blog para saber mais sobre ginecologia, fertilidade e assuntos relacionados. Tem alguma pergunta? Escreva-nos pelas redes sociais: www.facebook.com/gestarevita

Conheça o trabalho da Gestare Vita Três Lagoas no site: www.gestarevita.com.br

DR. ENEIAS CANO 

(CRM 4695, RQE 3216)

Graduado em medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Residência médica em ginecologia e obstetrícia (AAMI-Campo Grande-MS). Pós-graduação em videolaparoscopia ginecológica pelo Instituto Fernandes Figueira-Rio. Pós-graduação em infertilidade pelo instituto Gera - São Paulo. 

 MAIS DE GESTARE VITA
VEJA TODAS DE GESTARE VITA
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
Daniele Brito
materia03@hojems.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2019 - Grupo Agitta de Comunicação.