Gestare Vita

Sinais de alerta! Conheça os sintomas da Infertilidade

Dr. Eneias Cano (CRM 4695, RQE 3216) revelou o que evitar para aumentar as chances de engravidar

Giovanna Maia
26/11/18 às 09h28
Sinais de alerta! Conheça os sintomas da Infertilidade (Reprodução/ Internet)

A infertilidade afeta cerca de 30% dos casais e muitos não sabem que a tem. O sintoma que mais chama a atenção do casal é não conseguir engravidar.

O corpo humano sempre dá sinais de alerta quando algo não está funcionando como deveria, e é importante ficar de olho. O sintoma mais comum da infertilidade é quando aparece uma irregularidade no ciclo menstrual que é afetado por uma desregularização no eixo hormonal, que afeta o todo o processo de fecundidade já que os hormônios são responsáveis por organizar o ciclo para que a liberação dos gametas ocorra e a fecundação seja feita.

Outro alerta o corpo da mulher dá é no caso de sangramentos fora do ciclo ou em abundância. Pacientes que se queixam de cólicas muito fortes e dores nas costas precisam procurar um ginecologista, pois esses são sintomas da endometriose (doença onde ocorre o crescimento anormal de tecido no endométrio) que é uma das causas da infertilidade também.

Segundo Dr. Eneias Cano (CRM 4695, RQE 3216), ginecologista e obstetra da Clínica Gestare Vita, a dificuldade para engravidar é o sinal que mais chama a atenção dos casais que pretendem ter filhos, mas é importante ficar de olho em outros possíveis sintomas para buscar o tratamento o mais rápido possível. Cerca de 30% dos casais sofrem de infertilidade conjugal, mas existem alguns hábitos para serem evitados que podem aumentar as chances de uma futura gravidez:

  • Evitar bebidas alcoólicas: Quando o casal planeja ter um filho, uma das coisas que precisam entrar no planejamento para não colocar a fertilidade conjugal e a gestação do feto em risco é evitar ao máximo as bebidas alcoólicas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Fique longe do estresse: Trabalho e a correria do dia a dia costumam sobrecarregar a saúde mental gerando um estresse profundo ao final do dia, mas esse é um fatores que mais atrapalham na fertilidade, então procure evitar situações estressantes e cuidado com a ansiedade gerada com a expectativa da gestação.
  • Evite medicamentos sem necessidade: Alguns medicamentos como anti-inflamatórios, por exemplo, dificultam a fixação do embrião no útero. Caso esteja passando por algum tratamento específico, consulte seu ginecologista para uma orientação mais precisa.
  • Uso de drogas: Tabaco e outros entorpecentes já fazem mal naturalmente ao organismo humano, mas para quem pretende engravidar, é essencial evitá-los. As drogas prejudicam a produção de espermatozóides e óvulos, e também a fecundação.

Outros sintomas da infertilidade se caracterizam por: pólipo uterino, aderências pélvicas, alterações tubárias, alteração da ovulação e mioma uterino.

Em caso de qualquer sintoma anormal em relação a saúde reprodutiva do casal, consulte-se sempre um ginecologista de confiança para um diagnóstico preciso e um tratamento assertivo.

Acompanhe o blog para saber mais sobre ginecologia, fertilidade e assuntos relacionados.

Tem alguma pergunta? Escreva-nos pelas redes sociais!

Gestare Vita Clínica da vida e restauração da fertilidade.

DR. ENEIAS CANO 

(CRM 4695, RQE 3216)

Graduado em medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Residência médica em ginecologia e obstetrícia (AAMI-Campo Grande-MS). Pós-graduação em videolaparoscopia ginecológica pelo Instituto Fernandes Figueira-Rio. Pós-graduação em infertilidade pelo instituto Gera - São Paulo. 

 MAIS DE GESTARE VITA
VEJA TODAS DE GESTARE VITA
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
Daniele Brito
materia03@hojems.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2019 - Grupo Agitta de Comunicação.