Gestare Vita

Tentando engravidar? Especialista revela o que evitar

Ginecologista e Obstetra da Clínica Gestare Vita explicou melhor sobre o processo

Giovanna Maia
12/11/18 às 10h10
(Reprodução/ Internet)

Antes de tudo, é preciso entender como funciona o seu período fértil. Ele é quem vai te ajudar a otimizar o processo de concepção e todas as informações necessárias para que consiga engravidar.

A mulher já nasce com os óvulos prontos, mas eles vão amadurecendo ao longo do tempo e chegam a essa maturidade quando se entra na puberdade, entre os 13 e 14 anos. E então o gameta é liberado por volta do 14º dia do ciclo menstrual - que é quando o corpo se prepara para receber o embrião, liberando o óvulo. O período fértil é entre os três dias antes e depois do 14º contando a partir da última menstruação.

Segundo Dr. Enéias Cano (CRM 4695, RQE 3216), para que o casal obtenha sucesso na tentativa de engravidar é importante seguir o período fértil da mulher, pois é neste período que o óvulo estará disponível para a fecundação. É importante também ressaltar para aumentar as chances, cerca de 20% por mês, é aconselhável que a mulher interrompa o uso das pílulas anticoncepcionais.

Além de conhecer o seu ciclo menstrual, manter uma alimentação saudável com uma rotina de exercícios físicos, fazer exame periódicos e tratar doenças que afetem o sistema reprodutivo feminino é fundamental para melhorar o processo de fertilização da mulher.

Alguns vilões da fertilidade são: as bebidas alcoólicas (afetam a produção hormonal e o desenvolvimento do feto), medicamentos (anti-inflamatórios, por exemplo, podem dificultar a fixação do embrião no útero), estresse (afeta o sistema hormonal), tabaco e outras drogas (dificulta a produção de espermatozóides e óvulos), produtos químicos e de limpeza (em grandes quantidades de exposição podem ser tóxicos). Procure evitá-los ao máximo e busque sempre um acompanhamento médico especialista para maiores informações.

Consulte-se sempre com seu ginecologista de confiança e acompanhe o blog para saber mais sobre ginecologia, fertilidade e assuntos relacionados. Tem alguma pergunta? Escreva-nos pelas redes sociais:www.facebook.com/gestarevita

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

DR. ENEIAS CANO 

(CRM 4695, RQE 3216)

Graduado em medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Residência médica em ginecologia e obstetrícia (AAMI-Campo Grande-MS). Pós-graduação em videolaparoscopia ginecológica pelo Instituto Fernandes Figueira-Rio. Pós-graduação em infertilidade pelo instituto Gera - São Paulo. 

 MAIS DE GESTARE VITA
VEJA TODAS DE GESTARE VITA
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
Daniele Brito
materia03@hojems.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2019 - Grupo Agitta de Comunicação.