Pimenta

A sua coluna mais apimentada

FAIXA VERMELHA

Da redação - Hojemais Três Lagoas
12/12/20 às 07h00
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
(Reprodução)

FAIXA VERMELHA

O Governo de Mato Grosso do Sul atualizou, na quarta-feira (9), o grau de risco dos 79 municípios - referentes à 49ª semana epidemiológica do Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir) e encaminhou as novas recomendações, para o período de 13 a 19 de dezembro, aos prefeitos. A iniciativa de atualizar semanalmente e não quinzenalmente, como definido pela metodologia do Programa, se deve ao expressivo aumento de municípios na faixa vermelha no período: de 26 para 45 (quase o dobro).

PREOCUPAÇÃO

Com relação à última divulgação (48ª semana), 42 municípios mantiveram, apenas 7 municípios melhoraram e 30 municípios regrediram no grau de risco. A piora dos indicadores tem sido motivo de grande preocupação do governo estadual, conforme explicou o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel

MAPA SITUACIONAL

O mapa situacional das quatro macrorregiões de Saúde (Corumbá, Campo Grande, Três Lagoas e Dourados), referente à 49ª Semana Epidemiológica (de 29/11 a 5/12), apresenta 4 municípios na faixa de risco tolerável (amarela), 27 municípios no grau médio (bandeira laranja), 45 no grau de risco alto (bandeira vermelha) e três na faixa de risco extremo (bandeira cinza): Amambai, Dois Irmãos do Buriti e Naviraí.

OPORTUNIDADE

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen/MS), por meio da Escola Penitenciária (Espen), está com processo seletivo aberto para credenciamento de instrutores para atuação em cursos de formação, capacitação e treinamentos ofertados aos servidores penitenciários das diversas áreas de atuação. O edital completo foi publicado no Diário Oficial do Estado, de quinta-feira (10), e as inscrições prosseguem até o dia 23 de dezembro.

INCÊNDIOS NO PANTANAL

Dentro da estratégia de fortalecer as estruturas de combate aos incêndios florestais, o governador Reinaldo Azambuja anunciou, na quarta-feira, dia 09, que o Estado está investindo R$ 30 milhões em equipamentos, que vão desde caminhões ABPS, a equipamentos de proteção individual para brigadistas, motos bomba, mangueiras, drones e abafadores.

A ação, segundo o governador Reinaldo Azambuja, é parte do projeto de conservação do Pantanal por meio da otimização dos serviços de prevenção e combate a incêndios florestais prestados pelo Corpo de Bombeiros Militar, que foi entregue ao presidente Jair Bolsonaro.

LEVANTAMENTO

Levantamento Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul revelou que 4,1 milhões de hectares de Pantanal, cerca de 27% de todo o bioma, foram atingidos pelas queimadas ao longo do ano de 2020. Desse total, somente 12% do Pantanal de Mato Grosso do Sul foi atingido pelo fogo.

VACINAS CONTRA COVID-19

O governador Reinaldo Azambuja reiterou na manhã de quarta-feira, dia 09, que o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul tem em caixa cerca de R$ 100 milhões, reservados caso tenha que comprar as vacinas contra a Covid-19. Segundo ele, em videoconferência o ministro Eduardo Pazuello, assumiu o compromisso de disponibilizar a vacina em todo o País, com distribuição de vacinas para todos os 27 estados, assim como já faz com a aplicação de imunizantes contra hepatites, poliomielite, sarampo e outras doenças.

POPULAÇÃO

Em Mato Grosso do Sul, conforme levantamento realizado pela Secretaria Estadual de Saúde, 780 mil pessoas estão nos grupos prioritários e devem ser vacinadas primeiro. A quantidade é praticamente um terço da população sul-mato-grossense, formada por 2,4 milhões de habitantes.O ministro Pazuello disse, em pronunciamento na tarde desta terça-feira, que compete ao Ministério da Saúde planejar a vacinação em todo o Brasil, e que o Governo Federal aguarda apenas a aprovação por parte da Anvisa.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM PIMENTA
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
Daniele Brito
materia03@hojems.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.