Pimenta

Fim das “laranjas?” Projeto revoga a cota de 30% de candidatas mulheres

Confira estas e outras notas apimentadas

Hojemais - João Maria Vicente
27/02/19 às 23h00

O senador baiano Angelo Coronel (PSD) apresentou hoje no plenário do Senado, um projeto que revoga a cota de 30% de candidaturas mulheres. O senador alega que a regra cria um "estímulo artificial" da participação feminina na política. Para o senador, a regra que obriga partidos a conseguir mulheres para preencher 30% das candidaturas se mostra ineficaz.

Laranjas

Na justificativa, ele afirma que o "quadro se mostra ainda menos positivo quando se constata que mulheres têm sido compelidas a participar do processo eleitoral apenas para assegurar o percentual exigido, numa prática que se convencionou denominar candidaturas laranjas”. "Acredito que as mulheres ficarão felizes em ver que estou trabalhando pela igualdade”, disse Coronel ao site O Antagonista.

Aperto

Sem entrar no mérito da proposta do senador baiano, o certo é que com o fim das coligações, ficará ainda mais difícil à ascensão de mulheres a algum cargo político eletivo, já que terão de se eleger com seus próprios votos e não são muitas as que conseguem esse feito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 COMENTÁRIOS
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM PIMENTA
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
Daniele Brito
materia03@hojems.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2019 - Grupo Agitta de Comunicação.