Pimenta

PIMENTA

MEDO 

Da redação - Hojemais Três Lagoas
17/10/20 às 07h00
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
(Reprodução)

MEDO 

As imagens de uma sucuri descansando sob o sol, registradas por um grupo de pescadores viralizou nas últimas semanas no Brasil e também no exterior.

O vídeo foi gravado no ano passado, mas as imagens só foram divulgadas em setembro deste ano no canal Dicas de Pescador. O registro da anaconda brasileira está assustando pessoas pelo mundo inteiro.

BLOQUEIOS DE LIGAÇÕES

Sabe aquelas ligações chatas e insistentes para que você compre um novo pacote de telefonia móvel, ou TV por assinatura ou até fazer um novo empréstimo? Pois é, quase 40 mil sul-mato-grossenses já se cadastraram no Bloqtel - bloqueio de telefones do Procon/MS, para não receber mais esse tipo de ligação. Porém, algumas empresas ainda assim insistem, e segundo Marcelo Salomão, superintendente do órgão, as reclamações dobraram neste ano.

LEVANTAMENTO

Um levantamento recente feito pelo órgão apurou que desde o início de 2019 até 13 de outubro de 2020, foram registradas 3069 denúncias com cadastramento de 605 fornecedores culminando no bloqueio de 39.978 telefones. Marcelo ressalta que para inibir a prática, que é abusiva, é fundamental que o consumidor denuncie. O bloqueio do telemarketing em telefones fixos ou móveis pode ser feito no site:  http://www.bloqtel.ms.gov.br/, após o cadastro.

DOEU NO BOLSO

Mato Grosso do Sul teve aumento de 25% na demanda por energia elétrica no mês de setembro, segundo registro da concessionária Energisa MS, que atende a maior parte do Estado. Houve um recorde de consumo diário em 2 de outubro. Consumidores estão recebendo mensagens de alerta para o uso de forma consciente e de como economizar.A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan) reforça a importância de cuidados na utilização da energia. O calor excessivo, a falta de chuva e o uso intenso de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos influenciam em uma conta de luz mais salgada.

DICAS DE CONSUMO – AR CONDICIONADO

A escolha do aparelho é relevante. Uma tecnologia que faz o ar condicionado consumir menos é o chamado "inverter", que ajusta a velocidade do compressor à demanda de resfriamento do ambiente. Equipamentos com esta tecnologia são mais caros, mas permitem a redução do consumo de energia; escolha a temperatura certa no aparelho. Configure de acordo com o tamanho do ambiente a ser refrigerado; mantenha portas e janelas fechadas durante o uso. Isso evita que haja muita troca de calor entre o ambiente refrigerado e a sua parte externa; outra solução é não programar o aparelho para gerar temperaturas muito baixas. Uma vez que a temperatura escolhida for mais alta, o ar condicionado se esforçará menos para mantê-la e o compressor passará mais tempo desligado; desligue o equipamento ao deixar o ambiente; programe o ar condicionado para desligar durante a madrugada; mantenha os filtros sempre limpos.

DETRAN MOBILE

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) tem migrado para o digital a fim de facilitar a vida dos clientes durante a pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19). Por meio desta nova tecnologia, os condutores que estavam utilizando a plataforma do portal – Meu Detran para renovar sua habilitação, agora já podem realizar o mesmo serviço pelo celular, com o aplicativo Detran Mobile. Essa é mais uma das inovações da autarquia a fim de evitar a demanda presencial e consequentemente à disseminação do vírus.

HABILITAÇÃO

Embora os prazos de renovação estejam suspensos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) desde de março, por conta da pandemia, os novos serviços digitais do Detran-MS têm facilitado os clientes na hora da renovação. Até o momento, 101.938 condutores do Estado já renovaram sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação), se comparado ao ano passado, com 133.923 renovações ao longo de todo o ano, apenas 17% dos condutores deixaram de renovar o seu documento durante a pandemia.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM PIMENTA
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
Daniele Brito
materia03@hojems.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.