A chegada da internet 5G no Brasil está prevista para julho de 2022. A intenção é que ainda neste ano a tecnologia seja instalada em todas as capitais do país e até julho de 2028 em todas cidades com mais de 30 mil habitantes.
O 5G é a evolução das gerações de internet móvel. Com essa tecnologia mais avançada será possível ter uma rápida navegação e, além disso, o usuário poderá baixar e armazenar conteúdos maiores.
A internet com certeza já revolucionou a sociedade em diversos aspectos, mas quais serão os impactos do 5G? Será que esse tema tão atual pode aparecer na prova do Enem ? Continue a leitura para tirar todas as suas dúvidas e ficar por dentro tudo!
Diferença entre 4G e 5G
Na prática, o que muda é a velocidade, a estabilidade e a capacidade. A internet 4G já permite uma conexão mais rápida, mas com a internet 5G será possível navegar com uma velocidade 20 vezes maior.
Para se ter uma ideia, a internet 4G atinge a velocidade de um gigabit por segundo (1 Gbps), e com o 5G a velocidade será de 20Gbps. A latência, tempo mínimo entre o estímulo e a resposta da rede, do 4G é de 50 milissegundos, já no 5G é de 1 milisegundo.
Por isso, a conexão será mais estável e a queda no sinal será ainda menor. O carregamento de jogos, filmes, séries e outros conteúdos audiovisuais também será mais rápido. Além disso, a quantidade de dispositivos conectados a uma rede será maior e os aparelhos compatíveis com a internet 5G consumirão menos energia.
Possíveis impactos da internet 5G na sociedade
No mercado já existem diversos aparelhos eletrônicos que foram projetados para auxiliar na realização de diversas atividades com o auxílio da internet. Com certeza, você já viu algum relógio inteligente, assistente virtual e até mesmo uma fechadura inteligente.
Com a internet 5G o uso desses objetos será ainda mais presente no dia a dia, é o que os estudiosos chamam de Internet das Coisas. Além disso, essa tecnologia vai impactar diversos setores, como na área da saúde, com a prática da telemedicina, na educação , com o incentivo ao ensino EaD e na mobilidade , com o uso de veículos autônomos e elétricos.
De acordo com o professor de Geografia do Curso Pré-Vestibular da Oficina do Estudante de Campinas, Daniel Simões, o sistema 5G deve ser entendido pelo estudante como um aprofundamento das experiências já vivenciadas na internet, já que promete velocidades muitos maiores e menor queda ou interrupção de conexão.
Simões aponta outros impactos em outras áreas. "Pode-se com isso esperar um aumento ainda maior no deslocamento de atividades presenciais para o ambiente das redes, principalmente em campos como lazer, compras e negócios".
Home office: a maior velocidade de conexão tenderá a tornar mais confortáveis as reuniões e eventos de comunicação, podendo contribuir com a transferência definitiva de determinados setores e aplicações para o sistema home office;
Lazer: as atividades também serão modificadas com o crescimento de jogos on-line, holografia e a impressionante experiência de uma comunicação sem atraso, sem “delay” . O professor cita o exemplo em que hoje é impossível ter uma banda de músicos tocando juntos ao vivo em lugares diferentes, mas com o 5G essa tendência tende a se tornar uma tarefa simples e corriqueira.
Campo e indústria: esses dois setores também serão modificados com o aumento de sistemas autônomos, como drones, tratores, além da própria indústria que pode iniciar o salto em direção ao chamado formato 4.0, também chamado por alguns estudiosos de Quarta Revolução Industrial. A Revolução é caracterizada pela conexão total entre o ambiente produtivo e máquinas capazes de tomar decisões, algoritmos com capacidade gigantesca de processamento de dados e até mesmo de reparar outras máquinas, e todo esse processo é administrado à distância.
Vantagens e desvantagens da internet 5G
Entre as principais vantagens, Simões destaca a maior agilidade para acessar conteúdos disponibilizados na internet, aumento da capacidade de armazenamento na nuvem e outros confortos, como reuniões on-line e até mesmo a diminuição de gastos relacionados a deslocamentos, locação de espaços e escritórios.
Em relação à política, o professor aponta que a sociedade pode até ter uma participação maior na democracia, mas chama atenção para problemas já existentes, como tendência a posturas agressivas, dificuldade de relacionamento fora do espaço virtual, fraudes financeiras, propagação de material criminoso e acirramento de discursos de ódio.
O professor de geografia ainda ressaltou que haverá também a tendência de redução da oferta geral de empregos e uma ampliação do desemprego estrutural, porém é importante lembrar que os impactos não são culpa da tecnologia, mas sim do uso.
"Deve ser feita uma profunda reflexão sobre até onde queremos incorporar a tecnologia. Há décadas temos armas atômicas, felizmente optamos por nunca mais usá-las, a reflexão sobre aplicações do 5G vai no mesmo sentido".
Como o 5G pode aparecer no Enem?
De acordo com o professor de Geografia, o tema pode aparecer no Enem tanto na redação quanto em outras questões da prova, já que, segundo ele, o exame tem trabalhado os impactos da internet nas edições anteriores.
Simões explica que o aluno precisa entender um pouco sobre o funcionamento da rede 5G. "Em primeiro lugar, o candidato deve saber que a rede depende de uma materialidade, satélites, servidores, cabos de fibra óptica, antenas. Apesar do 'virtual', 'nas nuvens', há ainda uma materialidade sem a qual a internet funciona", comenta.
Outra aposta do professor são questões relacionadas ao impacto da tecnologia nas empresas, uma vez que o mercado de trabalho exigirá trabalhadores cada vez mais qualificados, polivalentes e flexíveis.
Além disso, Simões chama atenção para o poder que as grandes empresas de tecnologia, Big Techs, possuem em relação aos dados dos usuários. O professor alerta também para o uso criminoso da internet por grupos extremistas, terroristas e outras formas de contravenção.
Indicações de produções sobre internet
Livros:
1. Homo Deus: Uma Breve História do Amanhã, de Yuval Harari