Ciência e Tecnologia

Ideia de hotel voador para 5.000 pessoas e que nunca pousaria chama a atenção da internet

O fato é que sua criatividade para dar vida a um projeto, inicialmente pensado por Tony Holmsten, para um avião do futuro ou do apocalipse, conforme o gosto de quem vê, chamou muito a atenção.

aeroin.net - Por Carlos Ferreira*
29/06/22 às 15h30

O engenheiro Hashem Al-Ghaili, do Iêmen, um pequeno país do Oriente Médio, talvez não esperasse ficar tão famoso do dia para a noite e deve ter tomado um susto quando começou a ver seu projeto mirabolante sendo publicado em larga escala na mídia internacional.

O fato é que sua criatividade para dar vida a um projeto, inicialmente pensado por Tony Holmsten, para um avião do futuro ou do apocalipse, conforme o gosto de quem vê, chamou muito a atenção.

Tudo começou depois que Al-Ghaili postou um vídeo no YouTube (ver mais abaixo) propondo um hotel gigante no céu movido a energia nuclear ilimitada, chamado Sky Cruise, que nunca precisaria pousar. Apesar de muito criativo, o projeto tem mais potencial para um filme de ficção científica do que para a vida real .

Um projeto mirabolante
A máquina poderia acomodar 5.000 passageiros sem precisar pousar e, como um navio de cruzeiro enorme e de aparência futurista, seria alimentado por 20 motores elétricos, com um pequeno reator nuclear usando “reação de fusão altamente controlada para fornecer energia ilimitada à máquina”. Como tal, o hotel nunca ficaria sem energia e poderia permanecer suspenso no ar durante vários anos, sem nunca tocar o solo. 

Suspenso no alto das nuvens, o sky hotel contaria com um grande salão panorâmico, oferecendo vistas de 360 ??graus dos céus. Um elevador ligaria este espaço ao deck principal de entretenimento, que abrigaria shoppings, centros esportivos, piscinas, restaurantes, bares, parques infantis, teatros e cinemas. Uma seção separada do hotel aéreo seria dedicada a eventos e reuniões de negócios, bem como salões de casamento.

Incorporados ao design estão varandas e cúpulas de observação anexadas a cada lado da estrutura, onde os hóspedes podem desfrutar de algumas estrelas de alto nível. “Seu design combina as características de um avião comercial, enquanto oferece o epítome do luxo”, explica o vídeo de Al-Ghaili. O hotel também abrigaria uma instalação médica avançada para manter os hóspedes “seguros, saudáveis ??e em forma”.

O vídeo do projeto está abaixo (esperar carregar).

Decola, mas na imaginação
A ideia, no entanto, tem sido recebida com ceticismo pelos usuários do Youtube, que comentaram sobre questões como de onde essa aeronave poderia decolar, como seriam feitas as manutenções e como seria se precisasse pousar. De fato, houve quem quisesse imaginar como seria se tudo isso fosse realidade, mas 99% dos comentários foram de dúvida.

“Se a física e a aerodinâmica não existissem, então esta aeronave poderia realmente decolar”, escreveu um usuário do YouTube.

“Eles devem discutir a viabilidade do peso versus empuxo do motor nuclear antes de falar sobre quais instalações colocar na nave” , comentou outro. 

Os elevadores externos destinados a conectar os vários andares do deck de entretenimento do sky hotel foram considerados particularmente problemáticos. “Imagine descer os elevadores externos e ouvir o metal se dobrar e chiar enquanto o atrito do ar está tentando arrancá-lo com você dentro” , disse um comentarista.

Carlos Ferreira* Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Franquia:
Andradina SP
Franqueado:
FLAVIA REGINA DE AVELAR GOMES 25180990858
14.225.543/0001-11
Editor responsável:
Flavia Gomes Mtb 8.016/MG
Email: ointeriorfala@gmail.com
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.