Cotidiano

Enem: justificativa de ausência deverá ser feita em maio

As solicitações serão analisadas pelo Inep e o resultado será divulgado em 9 de junho

Agência Educa Mais Brasil
04/05/21 às 14h39
Agência Educa Mais Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o edital com informações acerca do período de justificativa de ausência do Enem 2020.

Segundo o edital, a justificativa para não ter comparecido aos dias de provas, bem como a solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021, deverá ser feita de 17 a 28 de maio.

Para justificar a ausência é preciso acessar a página do participante, preencher alguns dados pessoais, escolher entre as opções o motivo da ausência e anexar os documentos comprobatórios. As solicitações serão analisadas pelo Inep e o resultado será divulgado em 9 de junho. Já o prazo para recurso será de 14 a 18 de junho e o seu resultado será publicado em 25 de junho.

Deve justificar a ausência no Enem 2020 o participante que teve concedida a isenção da taxa de inscrição, mas não compareceu nos dois dias de prova. Quem estiver nesta condição e não realizar o procedimento ou tiver a solicitação negada, caso ainda queira participar da edição de 2021 terá que pagar a taxa de inscrição.

Assim como vem acontecendo nas últimas edições do exame, mesmo com a aprovação da justificativa de ausência ou isenção do pagamento da taxa, os candidatos devem retornar ao sistema do Enem 2021 no período indicado pelo Inep para realizar a inscrição no exame.

As notas individuais obtidas no Enem podem ser usadas para acesso à educação superior, no Brasil e em instituições de Portugal, e em programas governamentais de financiamento e apoio ao estudante, como Programa Universidade Para Todos ( Prouni ), Financiamento do Ensino Superior ( Fies ) e Sistema de Seleção Unificada ( Sisu ).

Casos possíveis para justificar ausência no Enem 

Assalto ou furto;

Acidente de trânsito;

Casamento ou união estável;

Morte na família;

Maternidade;

Paternidade;

Acompanhamento de cônjuge ou companheiro;

Privação de liberdade;

Emergência, Internação, repouso médico ou odontológico;

Trabalho;

Deslocamento a trabalho;

Intercâmbio acadêmico;

Atividade curricular.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Andradina SP
Franqueado:
FLAVIA REGINA DE AVELAR GOMES 25180990858
14.225.543/0001-11
Editor responsável:
Flavia Gomes Mtb 8.016/MG
Email: ointeriorfala@gmail.com
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.