O Governo de São Paulo anunciou que o retorno às aulas presenciais no Estado, para todos os níveis – das creches às universidades, está previsto para o dia 7 de outubro, data que ainda pode ser reavaliada, dependendo da evolução da pandemia. Essa retomada seria gradual, com 35% da capacidade máxima de alunos.
O plano apresentado pelo Governo do Estado prevê um rodízio entre os alunos e a manutenção de um sistema híbrido de ensino, reunindo o ensino presencial e o ensino remoto (à distância). A medida será válida para escolas públicas e privadas e contemplará todas as etapas de ensino, passando desde a educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e ensino superior.
A retomada das aulas, no entanto, dependerá da permanência de todas as cidades do estado na fase amarela (fase 3) do plano de flexibilização da economia, o chamado Plano São Paulo, por pelo menos 28 dias. A região de Araçatuba, na qual está inserida Ilha Solteira, já cumpre esse critério. Mas outras ainda estão na laranja (fase 2) e na vermelha (1).
Consulta – A consulta foi realizada com os pais e responsáveis que foram buscar as atividades dos alunos nas escolas municipais. Todos responderam um questionário elaborado pela Secretaria de Educação.
Um dos objetivos principais da consulta foi saber, caso à volta às aulas presenciais seja realmente confirmada para outubro, o volume de atendimento.
Dos pais que responderam os questionários, 92,2% não concordam com a volta das aulas presenciais durante a pandemia. .7,8% aprovam. O número de pais que participaram da consulta não foi divulgado. (Com Douglas Cossi Fagundes/site Ilha de Noticías).