O município de Murutinga do Sul deu um importante passo na promoção da segurança alimentar e do desenvolvimento social com a inauguração do Projeto Cozinhalimento, realizada nesta quarta-feira (25).
A iniciativa, que integra o programa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo em parceria com o Fundo Social e os municípios, passa a funcionar na Rua Jacira M. Hussein 280, ao lado dos Correios.
A cerimônia de entrega contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o secretário-executivo do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, Rodrigo Simões, o prefeito Cristiano S. da Silva, o vice-prefeito Adeildo de Oliveira (Kikão), o presidente da Câmara Maurício de Freitas, além dos vereadores Vanderlei Ferreira e Muriel Petruco, da secretária municipal de Agricultura Tais Iackstet e demais secretários municipais.
Uma conquista superando desafios
Durante a inauguração, o prefeito Cristiano S. da Silva relembrou em seu discurso a trajetória desafiadora para que a cozinha se tornasse realidade. O projeto foi oferecido ao município em 2021, mas a rigidez das exigências da época — que demandavam a construção de um prédio próprio com até 80 metros quadrados — inviabilizou o início imediato.
"Vou começar falando o seguinte: essa cozinha foi oferecida para nós em 2021... Nós tínhamos que, na época, construir um prédio que nós não tínhamos um local adequado. E eu, sou franco a falar, eu não quis a cozinha. Por quê? Nós não tínhamos condições financeiras de construir esse prédio. Pegamos o município com muitas dívidas", revelou o prefeito em primeira mão.
Cristiano explicou que a engenheira municipal chegou a orçar a obra em R$ 105 mil, um valor indisponível na época. No entanto, a situação mudou com a nova gestão estadual. "Graças ao bom Deus, o Tarcísio veio junto com vocês, remodelaram a cozinha, melhorou a cozinha e a exigência do prédio foi um pouco menor... Então hoje nós estamos realizando uma coisa que, lá atrás, eu tive que abrir mão devido à situação financeira do município", comemorou. O prefeito também ressaltou que hoje a cidade está com as finanças controladas e os salários em dia.
Espaço moderno para capacitação e inclusão
O Projeto Cozinhalimento tem como principal objetivo a implantação de cozinhas industriais equipadas, voltadas à formação profissional gratuita da população. O espaço servirá como um centro de ensino prático, onde serão oferecidos cursos, treinamentos e palestras sobre manipulação segura de alimentos, boas práticas de higiene e o aproveitamento integral dos alimentos, incluindo o uso de talos, cascas e sementes.
Em Murutinga do Sul, o projeto será desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, com foco especial na qualificação profissional de mulheres.
Apoio estadual e calor humano
O secretário-executivo do Conselho Estadual de Segurança Alimentar, Rodrigo Simões, destacou a receptividade da comunidade e trouxe a saudação oficial do Governo do Estado. Mesmo sob baixas temperaturas, ele ressaltou o acolhimento local:
"É um prazer estar aqui com vocês nessa manhã fria, muito fria, mas com esse calor humano, com essa receptividade que a gente está tendo aqui. Eu venho em nome do nosso Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, representando toda a secretaria através do secretário Guilherme Piai, através do Governador do Estado, trazer um carinho muito especial a toda a população de Murutinga."
Geração de renda e incentivo ao empreendedorismo
Além da capacitação, o Cozinhalimento também se destaca como uma ferramenta de geração de renda. A estrutura permitirá que os participantes produzam alimentos como pães, bolos e doces, incentivando o empreendedorismo e oferecendo novas oportunidades de inserção no mercado de trabalho.
O espaço funcionará como uma espécie de incubadora de pequenos negócios, contribuindo diretamente para o fortalecimento da economia local e para a autonomia financeira das famílias.
Combate ao desperdício e fortalecimento da segurança alimentar
Outro ponto importante do projeto é o incentivo ao consumo consciente e à redução do desperdício de alimentos, por meio do ensino de técnicas de aproveitamento integral. A iniciativa reforça ainda políticas públicas voltadas à segurança alimentar e nutricional sustentável.
Expectativa positiva para a população
Com a chegada do Projeto Cozinhalimento, a expectativa é de que dezenas de moradores sejam beneficiados com cursos e atividades práticas ao longo dos próximos meses, ampliando horizontes profissionais e promovendo inclusão social.
A nova cozinha profissionalizante representa não apenas um espaço de aprendizado, mas também uma oportunidade concreta de transformação de vidas por meio do conhecimento, do trabalho e da valorização dos alimentos.
O projeto "COZINHALIMENTO" esta localizado na rua Jacyra Marcussi Hussein 280 (ao lado do Correios).
