Cotidiano

Projeto oferece assessoria pedagógica sobre musicalização infantil a professores da rede pública

Segunda fase do Construindo Música faz acompanhamento pedagógico de professores em Pereira Barreto

Assessoria - Pereira Barreto
24/09/20 às 15h40
Assessoria

A música é o que há de mais democrático, conhecemos o mundo por meio dela e, sobretudo, funciona como uma ferramenta de percepção e expressão do que sentimos e pensamos, auxiliando no desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais. É nesse sentido que o projeto Construindo Música se desenvolve e chega a sua segunda fase em Pereira Barreto, o acompanhamento pedagógico, que consiste em 18 encontros virtuais de formação (de julho a novembro), irá ajudar os educadores de 5 escolas públicas do ensino infantil de Pereira Barreto a incorporarem ferramentas de musicalização em sua prática pedagógica junto a suas turmas.

Partindo da premissa de que as crianças aprendem melhor brincando e participando, o Construindo Música traz um olhar para o ser humano em sua integralidade pela música.

Além disso, busca proporcionar experiências de autoconhecimento e percepção das interdependências existentes entre o eu, o outro, a sociedade e o planeta, por meio dessa importante ferramenta que agrada e encanta a todos, estimulando uma educação significativa, transformadora e prazerosa. O projeto está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), afirmando o seu compromisso com a formação humana integral e inclusiva, voltada para o respeito e a preservação da natureza e tendo em vista os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil.

O trabalho é feito com abordagens que desenvolvem as habilidades socioemocionais de educadores e crianças, transformam a cultura escolar, valorizam o “aprender fazendo” Além disso, principalmente na infância, a música está relacionada ao movimento corporal e à brincadeira em grupo, sendo também uma forma de desenvolver habilidades físico-motoras, de convívio social e educação integral. 

Construindo Música segue abordando diversos temas práticos e lúdicos, entre eles o reconhecimento de sons e de instrumentos musicais, atenção plena/meditação, construção de instrumentos a partir de materiais reutilizáveis - como o Tambor do Mar e de chocalhos -, dinâmicas e brincadeiras musicais, percussão corporal,  reconhecimento de paisagem sonora, escuta atenta, imitação dos sons de animais, som/silêncio, intensidade dos sons e sons do corpo. 

O projeto é incentivado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, com patrocínio da EDP Renováveis e apoio do Instituto EDP e Holy Cow Criações, e é executado pela Evoluir em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Pereira Barreto. “O Construindo Música é um projeto diferente de tudo o que já fiz como educador musical, ele trabalha não só a música em seu contexto musical, mas o valores intrínsecos que auxiliam na formação da criança, isso é o mais importante”, conta Ricardo Cappi, músico educador do projeto.

Para apoiar os educadores nas realizações das atividades com as crianças, disseminar ainda mais a ideia e os resultados e auxiliar nas atividades de musicalização, o projeto conta também com apresentações musicais que, este ano, ganharam um novo formato: vídeo-pilulas que serão publicados no canal do Construindo Música no YouTube. Os vídeos já estão disponíveis na plataforma - https://www.youtube.com/channel/UCWkCIOJHjrlVdB2EYmrwj6A 

“ A EDP Renováveis é uma empresa que tem sustentabilidade em seu DNA. Entendemos que um dos fatores fundamentais para nossa companhia é deixar um legado nas regiões onde atuamos, por isso buscamos sempre desenvolver projetos que fortaleçam as comunidades no entorno dos nossos empreendimentos. A educação pode ter esse papel fortalecedor, e esse projeto ajuda a desenvolver os jovens a respeitarem ao outro, terem um maior senso de parceria, concentração, aprender a esperar pelo momento certo, a aflorar a criatividade”, informa Maira Zanduzzo, gerente de Meio Ambiente da EDP Renováveis.

O projeto segue até novembro e conta com 2 músicos educadores para formação de 41 professores na cidade, beneficiando aproximadamente 480 crianças de cinco escolas públicas de Pereira Barreto. “Fico muito feliz em participar desse projeto. Acredito que tudo que estamos vendo vai nos ajudar muito na sala de aula, na aplicação do ensino integral e principalmente no que se refere ao autocuidado e autoajuda”, conta o educador beneficiado pelo projeto Wellington Reginaldo Rodrigues dos Santos.

Para a diretora do departamento de ensino infantil da Secretaria Municipal de Educação de Pereira Barreto, Silmara V. Muniz,  a partir do momento em que a criança entra em contato com a música, seus conhecimentos se tornam mais amplos e este contato vai envolver também o aumento de sua sensibilidade e fazê-la descobrir o mundo a sua volta de forma prazerosa. “O projeto é maravilhoso, veio ao encontro de nossas necessidades, sendo a música uma linguagem universal  e pode ser uma excelente companheira de aprendizagem, contribuindo com a socialização, na aprendizagem de conceitos e na  descoberta do mundo.

O Construindo Música  está sendo realizado neste momento e pensado nas ações a serem realizadas remotamente e presencialmente, contribuindo significativamente para o desenvolvimento da identidade da criança. Auxilia na autonomia, trabalha imaginação, criatividade, capacidade de concentração, fixação de dados, experimentação de regras e papéis sociais, desenvolvem a expressão, o equilíbrio, a autoestima, autoconhecimento e integração social”, explica a diretora.

Sobre a EDP Renováveis (EDPR) 

A EDP Renováveis (Euronext: EDPR) é líder mundial no setor das energias renováveis e quarto produtor mundial de energia eólica. Com uma sólida carteira de projetos em desenvolvimento, ativos de qualidade máxima e uma capacidade de exploração líder no mercado, a EDPR registou um crescimento consistente nos últimos anos e está hoje presente em 14 mercados internacionais (Bélgica, Brasil, Canadá, Colômbia, França, Grécia, Itália, México, Polónia, Portugal, Roménia, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos). A Energias de Portugal, S.A. («EDP»), acionista principal da EDPR, é uma companhia elétrica internacional líder em criação de valor, inovação e sustentabilidade. A EDP fez parte do Índice Dow Jones Sustainability durante treze anos consecutivos. Para obter mais informações, consulte www.edpr.com 

Sobre o IEDP

Desde que foi fundado em 2009, o Instituto EDP investiu mais de R$ 100 milhões em projetos socioculturais, que beneficiaram cerca de três milhões de pessoas em cerca de 400 programas espalhados por todo o País. Somente em 2019, iniciativas apoiadas pela organização favoreceram 82 mil moradores das comunidades do entorno das áreas de atuação da Companhia. O Instituto EDP tem como responsabilidade estruturar os investimentos e as iniciativas sociais da EDP em frentes ligadas à valorização da Língua Portuguesa, à educação, ao desenvolvimento local com geração de renda, ao empreendedorismo e ao voluntariado, por meio do esporte, cultura e saúde.

Sobre o Construindo Música

O Construindo Música é um projeto da Evoluir que une iniciação musical e educação ambiental de forma divertida e sensível, em que as crianças fabricam e aprendem a tocar instrumentos feitos a partir de materiais cotidianos reutilizados e reaproveitados. O objetivo é envolver toda a comunidade escolar para trabalhar o desenvolvimento de aspectos socioemocionais e cognitivos da criança por meio da música, e, assim, aprimorar a criatividade, capacidade de concentração e raciocínio lógico, promovendo, também, o bem-estar, o equilíbrio e a interação dos alunos com o ambiente escolar.

O projeto está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), afirmando o compromisso da Evoluir com a formação humana integral, inclusiva e voltada para o respeito, a preservação da natureza e os direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Andradina SP
Franqueado:
FLAVIA REGINA DE AVELAR GOMES 25180990858
14.225.543/0001-11
Editor responsável:
Flavia Gomes Mtb 8.016/MG
Email: ointeriorfala@gmail.com
Todos os direitos reservados © 1999 - 2020 - Grupo Agitta de Comunicação.