Cotidiano

Saúde Municipal amplia oferta de serviços e adota horário estendido na Atenção Primária

“Agenda de reestruturação iniciada pelo Governo de Castilho inclui descentralização e maior oferta de serviços nas UBSs urbanas e rurais, ampliando quadro profissional e levando o atendimento farmacêutico até a zona rural”.

Castilho - Assessoria de Comunicação
06/06/23 às 18h20
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os usuários da Rede Municipal de Saúde que recorrem principalmente ao atendimento nas UBSs e CIS têm notado uma crescente diferença no acesso aos principais serviços prestados pela Secretaria de Saúde de Castilho.

O motivo é simples: a reorganização da Atenção Primária que agora conta com outras seis equipes de Saúde compostas por médico, enfermeira e técnicos de enfermagem, além de Agentes Comunitários de Saúde.

A Atenção Primária à Saúde [APS] é geralmente o primeiro ponto de contato entre paciente e equipe de Saúde, oferecendo atendimento abrangente, acessível e baseado na comunidade, que pode atender de 80% a 90% das necessidades de acolhimento de uma pessoa ao longo de sua vida. Na sua essência, a APS cuida das pessoas e não apenas trata doenças ou condições específicas”, explica o secretário Demilson Cordeiro.

A ideia deste setor é oferecer este atendimento o mais próximo possível do ambiente cotidiano dos indivíduos, famílias e comunidades. Isso inclui um espectro de serviços que vão desde a promoção da saúde [por exemplo, orientações para uma melhor alimentação] e prevenção [como vacinação e planejamento familiar], até o tratamento de doença agudas e infecciosas, o controle de doenças crônicas, cuidados paliativos e reabilitação”, completa.

AMPLIAÇÃO e REORGANIZAÇÃO

Para tornar estes princípios mais eficientes, Demilson explica que a Secretaria Municipal de Saúde priorizou que cada área passe a ter menos famílias vinculadas, assim, garantindo melhor capacidade de atendimento pelas unidades. Vinculando os usuários e ampliando a resolutividade, o Município agora passa a ter 12 equipes, sendo três rurais e nove urbanas”.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Andradina SP
Franqueado:
FLAVIA REGINA DE AVELAR GOMES 25180990858
14.225.543/0001-11
Editor responsável:
Flavia Gomes Mtb 8.016/MG
Email: ointeriorfala@gmail.com
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.