Cotidiano

Últimos dias para se inscrever em quase 3 mil vagas de cursos online gratuitos em todo o estado de SP

Oferta do Qualifica SP reúne 20 cursos em diferentes áreas para quem quer conquistar o primeiro emprego ou busca recolocação no mercado.

Agência SP 
27/10/26 às 11h49
Podem se inscrever candidatos alfabetizados, domiciliados no estado de São Paulo e com idade compatível com a modalidade escolhida. Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

Os candidatos têm até segunda-feira (2) para se inscrever para as 2.760 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos e online do programa Qualifica SP, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). As oportunidades estão disponíveis para moradores de todo o estado de São Paulo. As inscrições podem ser feitas pelo site do Trampolim.

Promovidas pela Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), as aulas começam em 9 de novembro e acontecem nos períodos da manhã, tarde ou noite, conforme a turma escolhida.

As formações contemplam áreas com alta demanda por mão de obra como administração, logística, informática, marketing, vendas, idiomas e atendimento ao público. Entre os cursos disponíveis estão:

•Assistente de Comunicação e Marketing (180 vagas);

•Assistente de Logística (180 vagas);

•Design Gráfico – Noções Básicas (180 vagas);

•E-Commerce e Vendas pela Internet (180 vagas);

•Espanhol para Recepção de Visitantes (180 vagas);

•Excel Básico: Edição de Planilhas (180 vagas);

•Informática Básica: Pacote Office (180 vagas);

•Inglês para Recepção de Visitantes (180 vagas);

•Marketing Digital (180 vagas);

•Técnicas de Vendas – Vendedor (180 vagas);

•Assistente Administrativo (135 vagas);

•Assistente de Recursos Humanos (120 vagas);

•Atendente de Farmácia (120 vagas);

•Excel para Empresas (120 vagas);

•Gestão de Pequenos Negócios (120 vagas);

•Assistente Administrativo – Online (30 vagas);

•Assistente Contábil, de Crédito e Cobrança – Online (30 vagas);

•Assistente de Logística (30 vagas);

•Assistente de Recursos Humanos – Online (30 vagas);

•Balconista de Farmácia – Online (30 vagas);

•Informática Básica com Inclusão Digital (30 vagas);

•Inglês para Recepção – Online (30 vagas);

•Almoxarife e Estoquista (15 vagas);

•Auxiliar de Logística – Online (15 vagas);

•Espanhol para Recepção – Online (15 vagas);

•Excelência no Atendimento ao Cliente (15 vagas);

•Informática Básica – Online (15 vagas);

•Operador de Telemarketing – Online (15 vagas);

•Organização e Promoção de Festas e Eventos – Online (15 vagas);

•Porteiro e Controlador de Acesso – Online (15 vagas);

•Técnicas de Vendas – Online (15 vagas).

As vagas estão distribuídas em três modalidades do programa. O Meu Primeiro Emprego oferece 1.080 vagas para jovens de 16 a 24 anos que buscam ingressar no mercado de trabalho. Já o Novo Emprego conta com 1.080 oportunidades para pessoas de 25 a 59 anos interessadas em adquirir novas competências ou mudar de área de atuação. Outras 600 vagas são destinadas ao Qualifica 60+ , voltado à capacitação e à atualização profissional de pessoas a partir de 60 anos.

A definição dos cursos considera as demandas regionais por qualificação profissional, com foco na conexão entre formação e empregabilidade.

Como se inscrever

Para participar, basta acessar o site www.trampolim.sp.gov.br, fazer login com a conta gov.br e escolher o curso desejado. Podem se inscrever candidatos alfabetizados, domiciliados no estado de São Paulo e com idade compatível com a modalidade escolhida.

Caso o número de inscritos ultrapasse o número de vagas, terão prioridade pessoas com deficiência, jovens, desempregados e candidatos de baixa renda. Os selecionados receberão por e-mail as informações sobre a turma.

Para receber o certificado, o aluno deve ter frequência mínima de 75% nas atividades.

Serviço:

Inscrições para cursos profissionalizantes do Qualifica SP

Vagas: 2.760

Inscrição: até 2 de novembro de 2026

Início das aulas: 9 de novembro

Site: www.trampolim.sp.gov.br 

Sobre a SDE

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), pasta do Governo do Estado de São Paulo, exerce papel fundamental para a reindustrialização e atração de investimentos com foco na geração de emprego, renda e desenvolvimento regional. Além disso, conta com programas de capacitação profissional, ações de fomento ao empreendedorismo, que incluem linhas de microcrédito do Banco do Povo. Tem como instituições vinculadas a InvestSP, a Desenvolve SP e a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Andradina SP
Franqueado:
FLAVIA REGINA DE AVELAR GOMES 25180990858
14.225.543/0001-11
Editor responsável:
Flavia Gomes Mtb 8.016/MG
Email: ointeriorfala@gmail.com
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.