Cotidiano

USP disponibiliza cursos livres gratuitos e a distância; confira como participar

Oportunidades têm como foco o desenvolvimento profissional

Agência Educa Mais Brasil
18/01/22 às 17h17
Agência Educa Mais Brasil

Uma das mais conceituadas instituições de ensino superior do país, a Universidade de São Paulo ( USP ), está com inscrições abertas para diferentes cursos gratuitos EAD de desenvolvimento profissional. As formações têm como foco estudantes de graduação , professores ou mesmo pessoas que possuem interesse em saber mais sobre um tema específico. Há cursos sobre Machado de Assis, Plantas Medicinais e Análise Fitoquímica e Pães Recheados, por exemplo.

Para participar, os interessados devem se inscrever pelo Sistema Apolo , clicando na aba “cursos a distância”. É importante observar o período de inscrição, início das aulas e se a formação de interesse é na modalidade paga ou gratuita. 

A instituição destaca ainda que as vagas são limitadas e, por essa razão, o candidato deve se inscrever apenas em cursos que tenha real interesse em cursar. Abaixo, confira as oportunidades de cursos gratuitos EAD da USP:

Abordagens plurais sobre a obra de Machado de Assis (400 vagas)

Com duração de 10 horas, o curso gratuito é promovido pelo Museu Paulista da USP e tem como objetivo discutir características de Machado de Assis e os diversos aspectos de sua obra realizada por especialistas das áreas de História, Crítica Literária e Editoração. Para participar, os interessados devem se inscrever até o dia 25 de janeiro. O sorteio eletrônico para selecionar os candidatos será realizado no dia 26.

Pães Recheados

Todas as pessoas que se interessarem pela área de panificação podem se inscrever nesse curso até o dia 28/01. A seleção será feita por ordem de inscrição, até o total de 60 vagas. O objetivo desse curso é fazer com que as pessoas saibam fazer pães recheados, seja para consumo próprio ou para ganhar uma renda extra.

Plantas Medicinais e Análise Fitoquímica

Com inscrições abertas até o dia 21/01, o curso tem como objetivo geral apresentar perspectiva histórica, marcos regulatórios/legais e conhecimentos técnicos e científicos quanto às plantas medicinais. O curso é direcionado para alunos que tenham conhecimentos básicos preliminares em Química Orgânica e Química Analítica, pois o minicurso focalizará especialmente em informações sobre Produtos Naturais bioativos de origem vegetal e sua análise química, dentro do contexto de agências regulatórias, como a ANVISA.

Meninas Programadoras: Introdução à Programação para alunos do Ensino Médio 

Promovido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação de São Carlos (ICMC), o curso gratuito é destinado a estudantes da 3ª Série do Ensino Médio que se identifiquem com o gênero feminino ou não binário, pois tem como proposta oportunizar o debate para o desenvolvimento de habilidades de programação e de resolução de problemas por meio de aulas que atrelam a teoria e a prática. Com carga horária de 40 horas, o curso incentiva alunas a ingressarem nessa carreira. As inscrições seguem abertas até 22 de janeiro.

Ética e Segurança nas Redes Digitais 

O curso gratuito da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP tem como proposta desenvolver a capacidade de crítica antes de agir para a segurança e a ética nas redes digitais. A carga horária é de 30 horas divididas em quatro módulos: Ética nas Redes Digitais, Conceitos Básicos sobre Segurança nas Redes Digitais, Protegendo-se de A até Z e Outros problemas relacionados à Segurança nas Redes Digitais.

Para participar os interessados devem se inscrever até 20 de maio. A seleção será por ordem de inscrição, classificando os candidatos por ordem de envio da inscrição. As inscrições que ultrapassam o limite de vagas poderão ser aproveitadas para vagas remanescentes.

Astronomia para Docentes do Ensino Médio

O curso gratuito é ofertado pelo Instituto Astronomia Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), destinado a professores de Física do Ensino Médio da rede pública e privada. Com duração de 239 horas, tem como objetivo possibilitar o contato com diversas áreas da Astronomia numa perspectiva moderna e atual, abordando tópicos que familiarizam o docente com a linguagem da Astronomia contemporânea. Para participar, os interessados devem se inscrever até 14 de janeiro.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Andradina SP
Franqueado:
FLAVIA REGINA DE AVELAR GOMES 25180990858
14.225.543/0001-11
Editor responsável:
Flavia Gomes Mtb 8.016/MG
Email: ointeriorfala@gmail.com
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.