Cotidiano

Vestibular: saiba o que fazer se não tiver o rendimento esperado nas provas

Professora listou algumas iniciativas para ajudar a lidar com a frustração

Agência Educa Mais Brasil
24/01/22 às 15h58
Agência Educa Mais Brasil

Faltando cerca de duas semanas para a divulgação do resultado oficial do Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ), previsto para 11 de fevereiro, os estudantes já tiveram acesso aos gabaritos das provas para conferência extraoficial do desempenho. Mas com a alta concorrência nos cursos de ensino superior, nem todos conseguem a tão sonhada vaga.

A preparação para o vestibular é levada a sério por muitos estudantes que querem começar uma faculdade, sobretudo nas universidades públicas que, no Brasil, não cobram pagamento de mensalidades. 

No entanto, o medo e o desânimo podem surpreender candidatos que não tiveram bom rendimento nas provas de vestibular. Ainda assim, é importante ficar atento a outras formas de ingressar na graduação sem a nota do Enem.

A professora de redação Letícia Flores, do Stoodi, listou algumas dicas importantes para os vestibulandos seguirem caso não tenham o rendimento esperado nos vestibulares. Confira!

1. Não é o fim da linha

Em primeiro lugar, lembre-se que você não é um número! Ser ou não aprovada(o) no vestibular não significa que você seja melhor do que ninguém, muito menos é o fim da linha. Existe um mundo de possibilidades para você.

2. Relembre e escreva suas metas

Escreva suas próximas metas pessoais que não dependam do resultado dos vestibulares e as mantenha em um lugar visível.

3. Faça um curso técnico ou livre

Com um tempo maior, você pode buscar por cursos técnicos e livres para enriquecer ainda mais o seu currículo e se aperfeiçoar na profissão que pretende seguir. Além disso, fazer atividades na área desejada te ajuda nos estudos e pode aumentar ainda mais sua motivação para mais um ano.

4. Verifique opções de vestibular ao longo do ano

Outra opção é buscar por oportunidades ao longo do ano. Existem os vestibulares aplicados de forma on-line e até mesmo os agendados, que não têm data específica para acontecer. Verifique a possibilidade nas instituições de ensino em que você gostaria de ingressar e não perca tempo.

5. Realize trabalhos voluntários

Além de aumentar a sua autoestima, o trabalho voluntário te ajuda no desenvolvimento de novas habilidades e te faz conhecer histórias de pessoas que passaram por situações mais desafiadoras do que as suas, trazendo muito aprendizado.

6. Não desista!

E por último, a dica mais importante: não desista! Você não é o único nem o primeiro a não ter passado no vestibular. Com certeza você é capaz de se organizar novamente e encarar mais uma vez esse desafio. Use isso como experiência e se mantenha motivado para ser bem-sucedido na próxima tentativa. 

Bolsas de estudo para faculdade

Programas de inclusão educacional de iniciativas privadas oferecem bolsas de estudo para cursos de graduação presencial e a distância com descontos de até 70% nas mensalidades. É possível encontrar bolsas ao longo de todo o ano sem usar a nota do Enem. Por não ser financiamento, não é preciso pagar nenhum valor após a conclusão do curso.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Andradina SP
Franqueado:
FLAVIA REGINA DE AVELAR GOMES 25180990858
14.225.543/0001-11
Editor responsável:
Flavia Gomes Mtb 8.016/MG
Email: ointeriorfala@gmail.com
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.