Hojemais VIP

Implantes dentários com Marcelo Sanches

Diante de tanta procura por esse procedimento, é comum que existam dúvidas sobre quais os tipos de implantes disponíveis, as indicações e contraindicações para fazer a cirurgia, os benefícios para a saúde e os cuidados que são necessários antes e depois da intervenção cirúrgica.

Revista FALA! Outubro 2021. - Flávia Gomes
02/12/21 às 16h11
Marcello Pereira

O implante dentário é uma técnica de reabilitação oral que permite a fixação de uma prótese dentária de forma permanente.

Como traz mais segurança e as técnicas não param de evoluir, a preferência por esse modelo de tratamento aumenta a cada dia.

De acordo com o levantamento da ABIMO — Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios — são feitos cerca de 1 milhão de implantes por ano.

Diante de tanta procura por esse procedimento, é comum que existam dúvidas sobre quais os tipos de implantes disponíveis, as indicações e contraindicações para fazer a cirurgia, os benefícios para a saúde e os cuidados que são necessários antes e depois da intervenção cirúrgica.

Para se ter mais conhecimento, o cirurgião dentista Marcelo Sanches  fala sobre o assunto.

FALA!: O que é um implante dentário?

Marcelo Sanches: É um procedimento em que um pino de titânio é utilizado para substituir a raiz do dente. Ele é fixado ao osso por meio de uma cirurgia e, após a integração óssea, é feita a colocação da prótese definitiva. Utiliza-se o titânia, pois tem a capacidade de fazer com que o osso grude no pino de forma permanente, sendo um metal biocompatível com o nosso organismo, o que elimina o risco de rejeição. Além de não ser corrosivo.

FALA!: Qual é o momento ideal para colocar o implante?

Sanches: Isso varia bastante. Na prática, é necessário avaliar cada paciente, determinando o momento ideal para a colocação do implante. Alguns chegam com a quebra da raiz ou fratura no dente, podemos fazer a extração e já colocar o implante. Em outros casos, há perda óssea, então, o procedimento leva um pouco mais de tempo. Mas, o ideal é sempre estar em contato com o dentista que irá avaliar. E após a instalação do implante, é colocado um dente provisório. E só depois de cicatrizado, que depende também de cada paciente, é colocado o dente definitivo.

FALA!: Quais são as indicações para um implante dentário?

Sanches: Existem situações em que a indicação do implante é, sim, uma necessidade. Como no caso de dentes extraídos. Mas com a evolução da odontologia, a extração só é feita caso seja realmente necessária. Essas pessoas que tiveram os dentes extraídos no passado são indicadas para a reabilitação oral por meio de implante dentário. Já também há pessoas que perdem dentes em acidentes, e indica-se o implante. Aqui quero ressaltar que o implante não deve ser visto como um procedimento estético, mas sim um processo cirúrgico indicado para melhorar a saúde bucal e proporcionar melhor qualidade de vida. Claro que, após o procedimento, também há vantagens estéticas, como a segurança em sorrir.

FALA!: Pessoas que nasceram com falta de dentes, podem fazer implantes?

Sanches: A agenesia dentária é uma situação em que a pessoa nasce com a falta de um ou mais dentes. Essa é uma situação em que o implante dentário é uma opção para facilitar a reabilitação oral em pessoas adultas. É importante fazer o exame radiológico para garantir que o dente, de fato, não existe ou avaliar se ele não está incluso na gengiva (o que ocorre quando não há erupção do dente).

FALA!: E quanto às contraindicações para o implante dentário?

Sanches: Alguns casos devem ser avaliados com mais cautela. Por isso, é importante saber quando há algum fator de risco que possa comprometer o sucesso do procedimento. Entenda melhor sobre as contraindicações a esse modelo de reabilitação oral. Como pessoas com doença periodontal, crianças e jovens ainda em formação óssea, pessoas com osteoporose, diabetes, que fazem hemodiálise, tratamento contra câncer,

FALA!: Quais são os benefícios de investir em um implante dentário?

Sanches: Optar pela realização do implante proporciona uma série de benefícios às pessoas, que vão muito além da questão estética, como a melhora na mastigação, manutenção dos dentes vizinhos, facilidade para a higienização, maior conforto, aspecto mais natural e durabilidade já que implante dura em média 20 anos.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM HOJEMAIS VIP
Franquia:
Andradina SP
Franqueado:
FLAVIA REGINA DE AVELAR GOMES 25180990858
14.225.543/0001-11
Editor responsável:
Flavia Gomes Mtb 8.016/MG
Email: ointeriorfala@gmail.com
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.