SICREDI

Programa A União Faz a Vida, da Fundação Sicredi, já impactou mais de 5 milhões de estudantes ao longo de 30 anos

Programa comemorativo de três décadas de existência, com em presença de 15 estados brasileiros, e se consolida como importante ferramenta de cooperação e cidadania.

Sicredi
21/07/25 às 15h58
Para Romeu Balzan, superintendente da Fundação Sicredi, o Programa A União Faz a Vida transforma comunidades por meio da cooperação e da educação Créditos: Divulgação/Sicredi

Criado em 1995, o Programa A União Faz a Vida, completa 30 anos neste dia 17 de julho. Com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento dos princípios de cooperação e cidadania e com uma metodologia própria que é desenvolvida por meio de projetos cooperativos, o programa promove uma aprendizagem ativa participando diretamente em escolas públicas e privadas, impactando mais de 5 milhões de crianças e adolescentes até hoje.

"É com muita alegria e orgulho que comemoramos essas três décadas de atuação do Programa A União Faz a Vida. Desde sua criação, com o envolvimento das escolas, educadores e avaliadores pedagógicos junto com as cooperativas locais, promovemos mudanças significativas na educação das comunidades onde atuamos. Os relatos pessoais são a melhor medida do impacto dessa iniciativa ao longo do tempo", destaca Romeo Balzan, superintendente de Cooperativismo da Fundação Sicredi.

Com o mote “30 anos de descobertas, 30 anos de história pra contar”, as celebrações diversas ações têm no decorrer do ano, entre elas o concurso “Qual nome é a minha cara?”, que foi lançado recentemente e convida as instituições de ensino participantes de A União Faz a Vida a sugerirem um nome para a mascote — uma abelha, símbolo de união e cooperação. O resultado será divulgado em novembro, durante o Summit Nacional de Cooperativismo promovido pela Fundação Sicredi.

No interior do Paraná, Isabela Ventura leva o programa à APAE e amplia seu impacto positivo por meio de práticas pedagógicas Créditos: Arquivo Pessoal

Fazendo a diferença

O Programa, que iniciou no município de Santo Cristo (RS), cresceu e nestas três décadas milhares de estudantes em conjunto com os professores e comunidade educativa realizaram expedições investigativas e desenvolveram projetos a partir de suas curiosidades, relacionando as aprendizagens com a vida.

Presente em 15 estados brasileiros, ao longo desse período já impactou positivamente 5,3 milhões de crianças e adolescentes, envolveu 250 mil educadores e alcançou 4,9 mil escolas em mais de 780 municípios.

Com valores essenciais como o diálogo, a justiça, a solidariedade e o respeito à diversidade, uma abordagem pedagógica é centrada em projetos cooperativos, que estimulam o pensamento crítico, a escuta ativa e o protagonismo. Além disso, todos os membros do projeto se engajam e participam ativamente, sejam eles estudantes, profissionais da educação, pais ou comunidade. Uma verdadeira Rede de Compromisso que valoriza cada pessoa que faz parte do Programa. Saiba mais:    Programa A União Faz a Vida - SICREDI  

Histórias que inspiram

Entre os muitos exemplos de transformação fornecidos pelo Programa, está o de Taiane Thume, 40 anos, assessora administrativa da Cooperativa Sicredi União RS/ES. Ela participou do A União Faz a Vida aos 10 anos, na Escola Municipal Nossa Senhora Medianeira, em Santo Cristo (RS), município onde o Programa nasceu. Hoje, Taiane confirma a influência do Programa em sua trajetória pessoal e profissional.

"Foi uma ótima experiência ter participado do Programa, que influenciou muito minha vida e segue influenciando. Ele me ensinou sobre como trabalhar em equipe, a importância da cooperação, e como desenvolver ações para melhorar minha escola e minha comunidade. Reforçou valores importantes aprendidos em casa, como o respeito, educação, olhar para o próximo, o que contribuiu para minha formação como uma boa cidade", afirma Taiane.

Outro exemplo é o de Isabela Ventura, 31 anos, coordenadora pedagógica da Escola Milton Cézar de Souza Filho – APAE de Santana do Itararé (PR). Isabela participa do Programa desde 2019, por meio da Cooperativa Sicredi Norte Sul, e acompanha de perto os resultados positivos dele na instituição.

"O Programa A União Faz a Vida tem sido uma experiência extremamente enriquecedora para a nossa escola. A proposta de desenvolver projetos com temas diversos, envolvendo diferentes turmas, trouxe um novo olhar para as práticas pedagógicas, promovendo o protagonismo dos estudantes, a colaboração entre os professores e o fortalecimento dos vínculos com a comunidade escolar", enfatizou o coordenadora.

Sobre a Fundação Sicredi  

A Fundação de Desenvolvimento Educacional e Cultural Sicredi, conhecida como Fundação Sicredi, foi criada em 2005 com o objetivo de preservar a essência do cooperativismo no desenvolvimento do Sicredi. Como uma organização da sociedade civil, a Fundação Sicredi se dedica à estruturação e desenvolvimento de programas e iniciativas educacionais, sociais, culturais, ambientais e de desenvolvimento de lideranças cooperativistas, inovações pelas Cooperativas em todo o Brasil, externas para expandir nosso impacto positivo junto aos associados e nas comunidades onde estamos presentes. Site do Sicredi:    Clique aqui   

Sobre o Sicredi  

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação de mais de 9 milhões de associados, que exercem o papel de doadores do negócio. Com mais de 2.900 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

 MAIS DE SICREDI
VEJA TODAS DE SICREDI
Franquia:
Andradina SP
Franqueado:
FLAVIA REGINA DE AVELAR GOMES 25180990858
14.225.543/0001-11
Editor responsável:
Flavia Gomes Mtb 8.016/MG
Email: ointeriorfala@gmail.com
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.