SICREDI

Sábado tem Dia de Cooperar na Praça Dr Gama em Birigui com diversas atividades recreativas e de bem-estar para a população

Ações gratuitas ocorrem no Dia Internacional do Cooperativismo e visam estimular o voluntariado

Sicredi
30/06/22 às 14h40
Sicredi
Sicredi Sicredi

Nesse sábado dia 02 de julho em Birigui as cooperativas Sicredi e Unimed celebram o Dia Internacional do Cooperativismo com a mobilização do Dia C (Dia de Cooperar), uma iniciativa nacional liderada pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

O evento é gratuito e acontece a pela manhã a partir das 9h na Praça Dr Gama com várias ações culturais, recreativas e sociais.

As atividades oferecidas serão pula-pula, tobogã, pintura facial, pipoca, algodão doce, designer de sobrancelhas, trança nagô colorida, adoção de cães da Ong Grupa, aula de dança, aferição de pressão e exame de glicemia, entre outras.

Outra ação dentro das comemorações do dia é o investimento de R$ 10.000 que o Sicredi está fazendo para contribuir com todas as adequações da nova Casa Abrigo de Birigui.

Todos os recursos foram arrecadados entre os associados da cooperativa e assim, junto com a Prefeitura, as crianças ali abrigadas poderão ter a privacidade, interação e segurança que precisam. Porém a Sicredi Alta Noroeste SP está com ações do Dia C em todas as suas agências da região durante todo o mês de julho; a seguir a relação das atividades.

O Dia C ocorre sempre no primeiro sábado de julho e busca demonstrar a força do cooperativismo em prol das transformações sociais. Este ano o mote da data é “atitudes simples, movem o mundo”. São realizadas sempre ações de responsabilidade social nas comunidades, alinhadas aos princípios do cooperativismo, por meio de iniciativas de voluntariado.

“É uma data muito especial para o Sicredi, pois mobiliza milhares de pessoas e promove uma série de ações que contribuem para o desenvolvimento local. Queremos fomentar o movimento de voluntariado através da cooperação, do compartilhamento do tempo e do conhecimento das pessoas. Entendemos que assim, construiremos juntos uma sociedade mais próspera e solidária”, afirma Américo Stuhr Péchy, presidente da Sicredi Alta Noroeste SP.

Outras Ações

A cooperativa Sicredi Alta Noroeste SP realiza o Dia C com o voluntariado dos seus colaboradores e associados em todas as suas agências.

  • Araçatuba: Projeto Cooperando com arrecadações de itens de higiene pessoal para as casas transitórias, em torno de 50 casas abrigando famílias;
  • Buritama: Apoio ao projeto estadual Viva Leite para aumentar o estoque de leite repassados para famílias carentes;
  • Penápolis: Projeto Doe Amor           em parceria com o Grupo Abba Pai arrecadando leite e itens de higiene pessoal para famílias carentes da cidade;
  • Promissão: Projeto Mãos Amigas de arrecadação de cobertores e alimentos para as famílias carentes monitoradas pelo Grupo Ellos da cidade;
  • Andradina: Projeto Alimente Uma Vida de arrecadação de alimentos para a entidade Camenor (Casa do Menor Leda Furquim Atílio);
  • Ilha Solteira: Projeto Viva a Melhor Idade com arrecadações de itens de higiene pessoal em prol aos idosos do Lar Centro Dia;
  • Ilha Solteira: Projeto Mãos Que Ajudam arrecadando bolachas de água e sal em prol ao hospital municipal;
  • Guararapes: apoio às ações dos alunos da Etec com arrecadação de agasalhos e projeto para criação de uma horta na instituição, além de educação financeira;

O dia C em 2021

Em 2021, a iniciativa teve como mote a frase “Vem Transformar”.  No Sicredi, uma campanha nacional de arrecadação monetária e de alimentos não perecíveis mobilizou mais de 3,8 mil doadores em 330 municípios e arrecadou mais de 1.200 toneladas de alimentos, além de R$ 427 mil que foram arrecadados por meio de doação de valores, que beneficiaram diretamente mais de 400 mil pessoas. No total, as ações do Sicredi no no Dia C, no ano passado, envolveram 1.108 ações de cunho social, que beneficiaram mais de 900 mil pessoas nas comunidades de 672 cidades, envolvendo o apoio de mais de 64 mil voluntários.

Pacto com o desenvolvimento sustentável

O apoio ao Dia C é uma das ações do Sicredi que materializam o seu compromisso com o Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que visa estimular as empresas a adotarem políticas de responsabilidade social corporativa e de sustentabilidade por meio da adesão a dez princípios relacionados a direitos humanos, trabalho, meio ambiente e corrupção. Ao aderir à iniciativa, em 2020, o Sicredi se comprometeu a contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) tendo-os como norteadores para o seu desenvolvimento sustentável.

Os ODS têm o objetivo de engajar organizações do mundo todo em metas como a erradicação da pobreza, o combate à mudança do clima e a preservação dos recursos naturais até 2030. As ações de voluntariado realizadas pelas cooperativas no Dia C, por exemplo, são relacionadas a ODS 17 “Parceiras e meios de implementação”.

Sobre o Sicredi 

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.200 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros. 

Site do Sicredi: www.sicredi.com.br .

 MAIS DE SICREDI
VEJA TODAS DE SICREDI
Franquia:
Andradina SP
Franqueado:
FLAVIA REGINA DE AVELAR GOMES 25180990858
14.225.543/0001-11
Editor responsável:
Flavia Gomes Mtb 8.016/MG
Email: ointeriorfala@gmail.com
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.