Acostumado a só contar histórias positivas de outras pessoas no Só Notícia Boa desde 2011, o jornalista Rinaldo de Oliveira , de 58 anos, viveu dias de tensão até, enfim, poder dividir com os leitores algo bom que aconteceu com ele mesmo: vencer o câncer de próstata. A sua própria notícia boa aconteceu 13 dias depois da cirurgia de prostatectomia radical feita no último dia 19 de outubro, pelo Dr. Fernando Croitor , em Brasília.
Agora, além da tranquilidade de saber que está livre da doença, o jornalista com mais de 30 anos de carreira quer somar forças ao Novembro Azul , período em que a necessidade de atenção e prevenção ao câncer de próstata ganha ainda mais evidência. Prevenção, inclusive, que foi fundamental para Rinaldo se antecipar, fazer cirurgia e ter o seu diagnóstico positivo.
“Por ter histórico familiar, há anos eu fazia exames periódicos para acompanhar a situação da próstata. Mas o que me levou a procurar o médico este ano foi algo inusitado: muita vontade de fazer xixi. O Dr. Fernando disse: ‘urinar a noite pode ser a próstata, mas no seu caso não parecia ser’. E me pediu diversos exames”, conta Rinaldo.
A operação, explica o urologista Fernando, foi necessária para atacar o câncer antes que ele avançasse para metástase. “Esse câncer era inicial, estava localizado na próstata, e tende a evoluir invadindo a próstata, a pelve, os gânglios da pelve, depois dando metástase. A ideia de operar é justamente a intenção de curar. Então retiramos a doença antes que ela se espalhe. A ideia é matar esse tumor já na raiz, no local onde ele se iniciou que é a próstata, uma glândula que fica entre a bexiga e uretra, na pelve do homem”, esclarece.
Antes da cirurgia, o medo de morrer
Até respirar aliviado, foram três meses de apreensão. Rinaldo relembra que diferentes medos passaram em sua mente. “Dar a notícia para a família, o medo de a cirurgia mexer com a minha masculinidade, o medo de ficar na mesa de cirurgia, de o médico descobrir durante a cirurgia que o câncer já tinha se espalhado… milhares de coisas passam pela cabeça da gente nessa hora”, diz.
A solução encontrada por ele foi buscar apoio na família e se jogar no trabalho que realiza em tornar o dia a dia de outras pessoas mais positivo através das good news produzidas para o Só Notícia Boa . “Passei a trabalhar das 6 da manhã até às 10 da noite de segunda a domingo. E sem perceber bebi da mesma fonte que leva esperança e anima milhões de pessoas: o SNB me ajudou bastante a minimizar o medo, a angústia e a fazer o tempo passar mais rápido”.
Somando forças para conscientização
Depois que o procedimento foi realizado com sucesso, a alta médica foi dada em menos de 24 horas. Rinaldo vai continuar realizando exames periódicos para continuar tendo atenção à sua saúde. Ficou a lição de que o seu cuidado com a prevenção foi crucial para ter o resultado positivo. Ele chama atenção para que todos os homens escutem seu corpo e deixem de lado preconceitos machistas com o exame de toque, por exemplo.
O Dr. Fernando reforça a mensagem e relembra que o bom combate só é vencido contra a doença se os cuidados estiverem em dia. “Só conseguimos curar se for feito diagnóstico precoce com a doença inicial. Aí sim vamos ter um alto índice de cura, em torno de 80%. Agora, se esperar ter sintomas para só então fazer o diagnóstico, na maioria das vezes nós não vamos curar mais ninguém […] Prevenção é tudo em relação a essa doença, é sinônimo de cura”, ressalta.
Agora, recuperado, Rinaldo vai usar o espaço do Só Notícia Boa para diferentes campanhas em comemoração ao Novembro Azul. Entre as ações, uma série de vídeos mostrando o pós-operatório serão publicados. Um vídeo, em que o jornalista conversa com o Dr. Fernando pode ser conferido clicando aqui .
“Teremos também lives com entrevistas com o Dr. Croitor, e outros pacientes que também conseguiram detectar o câncer de próstata a tempo e hoje estão aí trabalhando e curtindo a vida”, conta Rinaldo. A programação completa pode ser conferida no site e nas redes sociais do portal.
