Cotidiano

Alunos do Sesi Birigui conquistam prata e bronze na Olimpíada Nacional de Ciências

Na primeira edição 100% on-line da Olimpíada, alunos de Birigui e de Araçatuba foram destaque

Manu Zambon * - Hojemais Araçatuba
01/03/21 às 19h20
(Foto: Divulgação)

Três alunos do ensino médio do Sesi 148, de Birigui (SP), foram premiados na fase final da Olimpíada Nacional de Ciências 2020. Os estudantes Bianca Gajardoni Bearare, 15 anos, e Kayky Kenzo Ogaya, 16, conquistaram medalhas de prata, e a aluna Victória Vilela Nogaroto, 17, ficou em terceiro lugar. 

Os estudantes de Birigui foram orientados pelos professores Nathan Moreira Ulloffo, de física, Érica Alves Serrano Freitas, de biologia, e Renata Lemo Leite, de ciências.

Além dos medalhistas, outros sete alunos de Birigui receberam menção honrosa, são eles: Beatriz Garrocini Torres, Isabella dos Santos, Iris Marcelly Maziero, Felipe Basqueroto Freire Silva, Larissa Rebecchi Ferreira, Vitor Hugo Gomes Melin e Yasmim Joana da Silva. 

Dois alunos do Sesi 349, de Araçatuba, Julia Ferreira de Oliveira e Lucas Esgalha dos Santos, também receberam menção. No total, 12 estudantes da região que foram destaques no evento, realizado em ambiente 100% digital pelo MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Informações). 

A Olimpíada Nacional de Ciências integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física) a ABQ (Associação Brasileira de Química) o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas); um convite do MCTI às sociedades. O evento é destinado a estudantes do ensino médio e do 8ª e 9º ano do ensino fundamental. 

A competição recebeu mais de dois milhões de inscritos de todo País, na primeira etapa, e concedeu medalhas até o limite percentual de 5% dos estudantes participantes da 2ª fase.  

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Práticas 

As boas classificações, segundo a coordenadora pedagógica, Luzilene Escardovelli, são fruto tanto das práticas pedagógicas da escola quanto da dedicação dos alunos. “Já estivemos em outras olimpíadas, mas essa foi a primeira (da Olimpíada Nacional de Ciências ). Ficamos muito orgulhosos. No nosso trabalho do dia a dia, nós buscamos desenvolver essa questão da autonomia, da pesquisa, do incentivo à participação em olimpíadas, projetos. A nossa proposta é que o aluno seja o protagonista”, explica. 

“Esses alunos que participaram são autônomos, pesquisadores natos, eles buscam conhecimento”, conta a professora Érica Alves Serrano Freitas. 

Para os alunos, praticar exercícios dos anos anteriores e contar com o apoio dos professores foi essencial para ter um bom resultado. “Uma coisa que auxiliou bastante foi o contato com os professores, por meio das aulas on-line. Por exemplo, o professor Nathan, de física, gravou um vídeo explicando a parte de astronomia, porque é um conteúdo que não temos na escola, é um conteúdo específico, então ele auxiliou a gente”, explica Victória, que concluiu o ensino médio em 2020 e fez a prova enquanto estava no 3º ano. 

Outro diferencial foi a participação nos grupos de robótica do Sesi. “Tem fórmulas, equações, que são bem teóricas, eu já tinha participado de uma equipe de robótica aqui da escola, então eu vi muitos conceitos físicos na parte prática”, conta a aluna.  

“Eu também tive a oportunidade de participar da equipe, lá a gente realmente conseguia colocar na prática todos esses conceitos, e outra coisa que também ajudou foi a oportunidade de participar de um clube, que me ajudou bastante a me preparar e a estar por dentro dos assuntos”, complementa Bianca. 

Para Kayky, a dica é se preparar e confiar no seu potencial. “Se a pessoa tiver vontade de fazer, então entra no site, se informa, se planeja. Por mais que seja algo novo, feito pela primeira vez, faz com calma, se dedica. Mas saiba que você tem potencial, então você vai conseguir, sim. O importante é dar o seu máximo”. 

*Com informações da assessoria de imprensa do Sesi SP

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.