Após muitos dias de expectativa, enfim voltou a chover com intensidade no início da tarde desta segunda-feira (19) em Araçatuba (SP). Foram mais de 10 minutos constantes de chuva, inclusive há relatos de queda de granizo em alguns pontos da cidade.
A reportagem apurou que a última chuva com volume acima de 10 milímetros no município foi registrada em 28 de junho, somando 20,6 milímetros, de acordo com a Defesa Civil do Estado.
Devido ao longo período de estiagem, a GS Inima Samar implantou no último dia 10, um racionamento de água em parte do município. A medida afeta cerca de 42 bairros, com restrição no fornecimento no período das 7h às 15h.
Abastecimento
Por volta das 14h30, a reportagem passou pela rua Baguaçu, onde fica a captação de água do ribeirão Baguaçu, responsável pelo abastecimento de mais da metade do município.
Havia pontos de alagamento na via e também na avenida Pompeu de Toledo e o volume de água no ponto de captação aumentou bastante. Porém, até a publicação desta reportagem a concessionária não havia divulgado novas informações sobre o abastecimento.
Previsão
Segundo o meteorologista José Carlos Figueiredo, do Ipmet (Instituto de Pesquisas Meteorológicas) da Unesp de Bauru, o tempo deve permanecer instável em todo Estado de São Paulo pelo menos até quarta-feira (21).
De acordo com ele, a mudança no clima é consequência das altas temperaturas e da grande concentração de umidade em superfície, que provocam chuvas principalmente a partir do período da tarde.
Volume
Segundo o site Climatempo, para hoje estão previstos 20 milímetros de chuva em Araçatuba, com a temperatura máxima chegando a 31ºC. Para terça-feira, são previstos até 30 milímetros e os termômetros podem chegar a 29ºC.
A probabilidade de chuva na quarta-feira cai para 80%, com o volume estimado ficando em 8 milímetros e fica mais quente, podendo chegar a 31ºC.