A Prefeitura de Araçatuba (SP) recebeu na manhã desta segunda-feira (18), 12 ônibus novos que serão utilizados no transporte de estudantes com o início do ano letivo, previsto para o próximo dia 8 de fevereiro.
Foram investidos R$ 4,5 milhões do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) para a aquisição dos veículos, que são adaptados com sistema de acessibilidade DTA (Dispositivo de Transferência Auxiliar).
Os veículos foram recebidos do diretor comercial da Noromak, Paulo César Vitro, que representou a empresa vencedora da licitação e repassados pelo prefeito Dilador Borges (PSDB) aos motoristas que os conduziram à Secretaria Municipal de Educação.
A vice-prefeita Edna Flor (Cidadania), a secretária da pasta, Silvana de Sousa e Souza, e alguns vereadores também participaram da cerimônia, que não teve a presença de público e respeitou as regras de distanciamento e prevenção ao coronavírus.
Segurança
De acordo com a administração municipal, os ônibus também possuem ar-condicionado e sistema completo de segurança, que inclui retrovisores especiais para veículos escolares.
Segundo nota divulgada à imprensa, eles garantem segurança aos alunos que estejam próximos ao veículo, além de câmeras de ré e dispositivos de alarme.
A parte interna dos veículos tem corredores amplos, assentos individuais e as janelas, do tipo que correm, têm abertura de 10 centímetros, para evitar acidentes com crianças caindo do veículo ou colocando a cabeça para fora.
