Cotidiano

Araçatuba retoma aulas presenciais nas escolas municipais nesta segunda-feira

Em Birigui, volta está prevista para a próxima semana, mas profissionais da educação protestam contra retorno

Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba
18/04/21 às 11h16
Profissionais da rede municipal de ensino em Birigui fizeram carreata contra o retorno das aulas presenciais (Foto: Divulgação)

A rede municipal de ensino de Araçatuba (SP) retoma nesta segunda-feira (19) as aulas presenciais, com as escolas recebendo os alunos com escala presencial alternada e respeitando o limite de 35% da capacidade das unidades de ensino.

As aulas presenciais na cidade foram suspensas no início de março, quando todo Estado regressou para a Fase Vermelha do Plano São Paulo. Com o fim da Fase Emergencial, a Prefeitura autorizou o retorno das aulas presenciais a partir do último dia 12 para a rede estadual e para as escolas particulares, mas decidiu receber os alunos da rede municipal apenas a partir de amanhã.

Na semana passada os pais puderam informar por meio da internet à Secretaria Municipal de Educação o desejo de não enviar os filhos para a escola. Aqueles que fizeram essa opção continuarão tendo acesso ao conteúdo de forma exclusivamente remota.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, até sexta-feira (16), 1.200 profissionais da área de Educação que trabalham nas escolas de Araçatuba e que têm mais de 47 anos haviam sido vacinados contra a covid-19.

Profissionais da Educação são contrários ao retorno das aulas presenciais em Birigui (Foto: Divulgação)

Birigui

Em Birigui, o retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino está previsto para a segunda-feira (25) seguinte, mas a medida já provoca manifestação contrária por parte dos profissionais que atuam nas escolas da cidade.

No final da tarde de sexta-feira eles fizeram uma carreata pelas ruas da cidade, com a participação de dezenas de veículos. Os profissionais são contrários ao retorno das aulas presenciais antes da imunização de todos os profissionais da Educação contra o coronavírus.

Um dos argumentos utilizados é de que atualmente o município vive o pior momento da pandemia, com várias mortes diárias, e o retorno das aulas presenciais colocaria os profissionais, os estudantes e os familiares de todos em risco.

No dia 8 de março, quando as aulas presenciais foram suspensas em Birigui, a cidade registrava 7.772 casos positivos e 195 óbitos pela doença. Na última sexta-feira eram 10.264 casos e 334 mortes. São 2.492 casos a mais, aumento de 32%; e 139 mortes no período, aumento de 71,2%.

Penápolis

Em Penápolis, a Prefeitura decidiu manter suspensas as aulas presenciais na rede pública municipal e estadual até o próximo dia 30. A partir dessa data ficará facultado o retorno seguindo todos os protocolos sanitários e respeitado o limite de atendimento a 30% do número de alunos matriculados. 

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.