Cotidiano

Bombeiros alertam sobre acidentes envolvendo motos em Birigui

Acidentes de trânsito cresceram 40% em março, em comparação com mesmo período do ano passado; cidade tem 40 acidentes de trânsito por mês em média

Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba
11/05/21 às 15h43

Os acidentes de trânsito tiveram aumento de 40% no mês de março em Birigui (SP), se comparado com o mesmo mês do ano passado, quando teve início a quarentena com a restrição de circulação de pessoas, segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado.

Os números relativos a abril devem ser divulgados apenas no final deste mês. Segundo a secretaria, foram 45 ocorrências em março de 2021, contra 32 no mesmo período de 2020. No primeiro trimestre deste ano, a cidade soma 118 acidentes atendidos pela polícia, média de 39,3 por mês, ou seja, mais de um por dia.

Entre janeiro e março do ano passado foram 125 ocorrências, o que corresponde a média de 41,6 por dia. Não houve mortes no trânsito em Birigui no primeiro trimestre deste ano e nem no ano passado.

Motos

Para tentar conscientizar os motoristas, o Corpo de Bombeiros da cidade está desenvolvendo um trabalho educativo para orientar a população local, principalmente sobre os riscos de acidentes de trânsito envolvendo motociclistas. A ação faz parte do programa Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito.

Em nota divulgada pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui, o comandante do Corpo de Bombeiros local, tenente Lucas Kusunoki, informa que o número de acidentes envolvendo motos na cidade está muito elevado, causados na maioria das vezes pela imprudência no trânsito.

Por ser uma cidade industrial e plana, muitos moradores recorrem às motocicletas como meio de transporte para ir e voltar do trabalho ou como meio de ganhar o próprio sustento.

Veja abaixo algumas orientações do Corpo de Bombeiros para prevenir acidentes com motos e tentar tornar o trânsito mais consciente e responsável:

1 - Mantenha sempre o farol aceso para que os motoristas percebam que o motociclista está se aproximando.

2 - Não ande entre ônibus e caminhões, os motoristas podem não perceber a presença da moto em “pontos cegos”.

3 - Evite andar em filas entre os carros, pois o guidão da moto pode bater no retrovisor de algum carro, podendo causar um acidente.

4 - A antena corta-pipa é necessária para evitar acidentes com cerol.

5 - Nunca passe sobre as chapas de aço que normalmente são usadas para tapar buracos, pois elas são escorregadias.

6 - Diminua a velocidade em cruzamentos, mesmo que tenha preferência.

7 - Respeite sempre os limites de velocidade da via.

8 - Se a pista estiver molhada, lembre-se que é necessária maior distância e tempo para frear.

9 - Lembre-se de praticar sempre a direção defensiva a fim de evitar acidentes.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.