Um incêndio de grandes proporções destruiu pastagens, matas, cercas, canaviais e APPs (Áreas de Proteção Permanente) de propriedades rurais dos municípios de Guararapes e Rubiácea (SP).
O incêndio teria começado por volta das 12h de quarta-feira (30), em um sítio localizado perto do bairro Igrejinha, entre Guararapes e a usina Nova Unialco e foi necessária uma força-tarefa para combatê-lo.
Corpo de Bombeiros, avião agrícola, caminhões-pipa, tratores e máquinas pesadas das prefeituras das duas cidades, além de funcionários das propriedades atingidas participaram do combate às chamas.
As equipes continuam na região, divididas em frentes combatendo as chamas e controlando os focos para evitar o surgimento de novos incêndios. Até a tarde desta sexta-feira (2), não havia comunicado de pessoas, nem animais feridos.
Início
Segundo informou o gerente administrativo de umas das fazendas atingidas, a Terra Boa, Rodrigo Rodrigues Zambini, há indícios de que o fogo tenha se iniciado por faíscas desencadeadas durante um serviço de reparo na rede de energia do sítio. Com a pastagem totalmente seca, foi propagado rapidamente, sobrepondo estradas e córregos.
A fazenda Terra Boa foi uma das mais atingidas pelas chamas e teve incendiados boa parte dos seus 1.200 hectares. “Cerca de 2 mil hectares de propriedades devem ter sido consumidos pelo fogo”, calcula ele. “Aqui, na Terra Boa, os focos de incêndio deverão continuar mais alguns dias”, disse ele nesta sexta-feira, fazendo referência à dificuldade de extinguir o fogo nos troncos de árvores.
*Colaboração para o Hojemais Araçatuba