Cotidiano

Pandemia derruba pela metade número de passageiros de ônibus no Estado no primeiro semestre

Nos 6 primeiros meses de 2020, a queda de passageiros foi de 52,47% e as viagens sofreram redução de 46,64%

Da Redação - Hojemais Araçatuba
03/08/20 às 15h42
Número de passageiros em viagens interestaduais caiu pela metade no primeiro semestre no Estado (Foto: Lázaro Jr./Hojemais Araçatuba)

Entre janeiro e junho deste ano, a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) registrou queda de 52,47% no número de passageiros e de 46,64% nas viagens realizadas no serviço rodoviário em comparação com o mesmo período do ano passado.

Segundo a agência, essa redução é consequência do distanciamento social exigido pela pandemia de coronavírus.

Atendendo determinações do governo do Estado, da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde, a Artesp elaborou o Comunicado Externo nesse sentido, o qual foi ajustado recentemente.

Segundo o levantamento, de março a junho houve redução significativa devido ao isolamento social, com redução de 78,83% no número de passageiros.

A queda maior foi em junho, período em que 100.070 passageiros foram transportados, contra 3.348.634 no mesmo período de 2019, redução de aproximadamente 97,1%.

Ainda de acordo com a Artesp, o mesmo cenário ocorreu com as viagens, que de março a junho tiveram queda de 64,07% em relação a 2019. A maior redução também foi junho, com 9.322 viagens realizadas no mês, contra 134.354 no mesmo período do ano passado.

Imagem: Ilustração
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Recomendações

A agência informa que mantém a rotina de fiscalizações para orientar empresas e passageiros na correta higienização dos veículos, obrigatoriedade do uso das máscaras por parte dos funcionários e dos passageiros e recomendação do uso do álcool em gel.

Os usuários também devem manter a comunicação estritamente necessária durante a viagem, como forma de minimizar a exposição e transmissão por meio de aerossóis e gotículas expelidas ao falar.

As empresas que operam linhas rodoviárias podem vender bilhetes de passagem conforme a capacidade de poltronas disponíveis.

Frota

É obrigatório que as empresas de ônibus mantenham a frota em funcionamento em até um terço dos horários efetivos estabelecidos em tabela de linha aprovada pela Artesp e, dependendo da demanda, podem ampliar ou diminuir a porcentagem da frota, mediante autorização expressa.

Em nota divulgada à imprensa, o diretor geral da Artesp, Milton Persoli, explica que desde o início da pandemia a agência vem adotando medidas para alertar a população sobre a importância de não evitar viagens e ficar em casa.

“É uma maneira de garantir o bem-estar e preservar a saúde de todos, diante do cenário que estamos vivendo por causa da covid-19", alerta.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.