Cotidiano

Prefeitura notifica TUA para retornar horários de ônibus aos finais de semana

A não retomada das atividades conforme contrato é passível de penalização; empresa estuda alternativas

Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba
19/10/21 às 19h24
Notificação foi feita após reunião com representante da empresa na Prefeitura (Foto: Alex Tristante/Divulgação)

A Prefeitura de Araçatuba (SP) notificou a TUA (Transportes Urbanos Araçatuba), para retomar o serviço integral de circulação das linhas de ônibus nos horários anteriores à pandemia, inclusive aos finais de semana.

Segundo nota divulgada à imprensa, a notificação foi feita após reunião realizada nesta terça-feira (19) entre membros da administração municipal e da empresa prestadora do serviço de transporte coletivo na cidade.

O encontro foi agendado para apresentação do posicionamento e análises da empresa, sobre possibilidades de retomada das atividades integrais previstas em contrato ou de adoção de medidas emergenciais.

Custo

Segundo a Prefeitura, o representante da TUA argumentou que a alta dos preços dos combustíveis, que chegaria a 80% entre junho a setembro, seria um dos motivos da dificuldade de retomar a totalidade dos horários antes praticados.

Ainda de acordo com o que foi informado, em 4 de outubro a empresa restabeleceu alguns horários de atendimento no período noturno, com ônibus saindo de locais específicos até terminais onde os passageiros podem fazer a integração com outros ônibus, de acordo com itinerário e destino desejados.

Alternativa

O chamado Cirandão funciona em pontos no Araçatuba Shopping e no Shopping Praça Nova, além de atender os supermercados Rosa Felipe, na rua do Fico e na rua Bolívia; Amigão; Assaí; Stock; Pão de Açúcar; Muffato; Toninho; e Supermercados Rondon dos bairros Jussara, Umuarama, Ipanema e Cobrac.

Os usuários que trabalham nos serviços de saúde são atendidos em pontos no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) e na Santa Casa. De todos esses locais os passageiros são levados até o terminal urbano.

Ampliação

Segundo o representante da TUA, esse serviço funciona de segunda a sexta-feira, mas será estudada a possibilidade de estendê-lo também aos finais de semana, até que responda à notificação.

A Procuradoria-Geral do município já adiantou que a não retomada das atividades conforme contrato é passível de penalização.

Também em nota distribuída à imprensa, a prefeita interina Edna Flor (Cidadania) defende a necessidade do uso do transporte coletivo pela população e insiste na retomada do serviço integralmente.

Participaram da reunião por parte da Prefeitura os secretários municipais de Mobilidade Urbana, Coronel Marcelo Reis, e de Comunicação Social, Jonathas Magalhães. A procuradora geral do município, Renata Melo e o chefe de Gabinete, Deocleciano Borela Jr., também estiveram presentes.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.