Opinião

Araçatuba: o novo polo tecnológico do Estado de São Paulo

Com mais de 30 empresas de software, município vem se destacando em todo o Brasil

Celso Gatto*
10/05/19 às 08h58

Araçatuba está se consolidando um dos mais promissores polos tecnológicos do interior paulista. Com mais de 30 empresas de software, as chamadas fábricas de software e games, vem se destacando em todo o Brasil com um crescimento no setor acima da média nacional.

Com isso, o mercado de trabalho está aquecido no município, gerando centenas de empregos. Outro setor de tecnologia de muita expressão em Araçatuba é o de tecnologia fotovoltaica, com crescimento nos últimos de anos de mais de 300%.

Dois outros setores que vêm com destaque internacional são os de genética e pesquisa animal e o de desenvolvimento tecnológico agroindustrial, que usa tecnologia embarcada. Hoje, a maior agtech do mundo, a Solinftec, está sediada em Araçatuba, com escritórios de representação em diversos países nos mais variados continentes.

Araçatuba é uma das poucas cidades do Brasil que possui 100% do seu território cabeado com fibra óptica, atendendo a população de todos os bairros. Com essa infraestrutura podemos atrair a instalação de um data center ao município.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As startups também merecem destaque, como a Voti Solução de Gestão Empresarial e a Appedidos, um aplicativo delivery, que é destaque regional e nacional. Araçatuba possui uma incubadora tecnológica e de startups, a Inovata, localizada na avenida Waldemar Alves, nº 50, onde são desenvolvidas várias atividades como palestras, meetups, cursos, treinamentos e mentorias. A incubadora conta com várias parcerias: empresas de tecnologia da cidade, universidades, sistema S, Prefeitura, Ciesp/Fiesp e Centro Paula Souza.

Com o envolvimento de todos esses atores, o ecossistema de inovação se fortalece dia a dia. Assim Araçatuba ganha mais espaço no cenário nacional de tecnologia.

Nos próximos artigos vamos abordar os assuntos que estão mais em destaque, entre eles, as novas tecnologias, inovação, gestão de pessoas, startups, fintechs, Vale do Silício, competências para o trabalhador do futuro, inteligência das coisas, inteligência artificial, realidade virtual e outros tantos assuntos da atualidade.

Dê sua sugestão de assuntos. Anote meu e-mail: celso.gattoaracatuba@gmail.com .

(Foto: Arquivo pessoal)

 

Celso Amilton Gatto Junior é economista, especialista em tecnologia e inovação e gerente da Inovata Incubadora Tecnológica e Startups de Araçatuba.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM OPINIÃO
19/08/19 às 17h25
17/08/19 às 15h20
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2019 - Grupo Agitta de Comunicação.