Imagem: Divulgação
Araçatuba (SP) registra nesta segunda-feira (25), a marca de 16 pacientes internados para tratamento com sintomas de covid-19, doença provocada pelo coronavírus.
Os números constam no boletim epidemiológico divulgado no nesta tarde pela Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo o levantamento, das 16 pessoas internadas, dez estão na Santa Casa. Dessas, cinco estão na UTI-Covid, composta de nove leitos. Todas elas são mantidas em ventilação mecânica.
Já dos seis pacientes em tratamento no Hospital Unimed, dois estão na UTI, um deles em ventilação mecânica. Pelo boletim do hospital, são seis pacientes internados, três deles na UTI, dos quais, um com diagnóstico positivo para coronavírus.
Além desses 16 pacientes internados, há outras 92 pessoas que procuraram atendimento médico com sintomas da doença e estão em tratamento domiciliar, em acompanhamento pela Vigilância Epidemiológica Municipal.
Casos
Araçatuba registra 121 casos confirmados de covid-19 e os exames de 303 pacientes que tiveram material coletado tiveram resultado negativo. Outros 64 pacientes aguardam o diagnóstico.
Desde sexta-feira (22) não houve novos casos suspeitos notificados à Vigilância Epidemiológica, o que provavelmente ocorre em função do feriado.
Se mantiver a tendência das semanas anteriores, esses casos represados devem ser notificados no decorrer da semana.
Exames
Um dado que chama a atenção é que os três últimos casos positivos tiveram o diagnóstico confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz. No início de abril, a Prefeitura de Araçatuba assinou contrato com o Laboratório São Paulo para a realização de testes.
Na ocasião, o município informou que seriam adquiridos 380 testes por R$ 87,4 mil. A Prefeitura não informou se essa cota de exames acabou.
Segundo a Secretaria de Saúde de Araçatuba, 88 pessoas que contraíram covid-19 estão curadas e quatro com diagnóstico confirmado morreram. Há uma morte em investigação.