Polícia

Araçatuba vai ganhar Delegacia do Idoso

Informação foi confirmada nesta terça-feira, durante visita do secretário de Segurança Pública do Estado, general João Camilo Pires de Campos

Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba
03/09/19 às 19h10

Ainda neste mês de setembro deve passar a funcionar em Araçatuba (SP), uma delegacia de polícia especializada para atendimento ao idoso.

O serviço já está com a sala pronta e aguarda apenas a inclusão no sistema da Prodesp (Empresa de informática do Governo do Estado de São Paulo).

A informação foi confirmada na manhã desta terça-feira (3) pelo delegado seccional de Araçatuba, Mauro Gabriel, durante visita à cidade do secretário de Segurança Pública do Estado, general João Camilo Pires de Campos.

Ele visitou a sede da CPJ (Central de Polícia Judiciária), onde funcionam todas as delegacias da cidade e que sediará a Delegacia do Idoso.

Depois seguiria para o CPI-10 (Comando de Policiamento do Interior), que é responsável pela Polícia Militar nos 43 municípios da região.

No CPJ, ele se reuniu inicialmente com peritos, fotógrafos, médicos e outros profissionais que atuam no IC (Instituto de Criminalística).

Ao término do encontro, falou com a imprensa e depois se reuniu a portas fechadas com os delegados de polícia. A reportagem não pode acompanhar, nem fotografar as reuniões.

Idoso

Sobre a Delegacia do Idoso, o delegado seccional explicou que ela foi criada no decreto de criação do Deinter-10 (Departamento de Polícia Judiciária) de Araçatuba, mas não tinha sido implantada ainda por falta de recursos.

Agora houve a autorização do Delegado Geral para instalação e a sala para funcionamento e atendimento já foi montada. “Estamos apenas aguardando o Dipol inserir no sistema da Prodesp essa nova delegacia. Acreditamos que no mês de setembro, mais tardar em outubro, ela estará funcionando”, declarou Gabriel.

Nesse delegacia serão atendidas ocorrências relacionada a crimes previstos no Estatuto do Idoso. Serão feitos boletins de ocorrência, termos circunstanciados e inquéritos policiais.

De início, um delegado de outra delegacia irá acumular o comando da especializada no atendimento ao idoso, mas ele terá um escrivão e um investigador exclusivo. Futuramente, com a posse de novos policiais, o quadro será completado.

Déficit

Um dos assuntos abordados pelo general Campos com a imprensa durante a visita à CPJ foi justamente a falta de reposição do efetivo na área de segurança pública.

Ele comentou que o Estado tem uma deficiência de mais de 20 mil postos de trabalho nas polícias Militar, Civil e Técnico Científica e há concursos públicos autorizados para recompor os quadros.

A falta de reposição do efetivo pode comprometer o funcionamento do helicóptero Águia em Araçatuba. O alerta foi feito pelo vereador Carlinhos Santana (SD), o Carlinhos do 1º DP, durante sessão da Câmara de Araçatuba recentemente.

De acordo com o parlamentar, a guarnição da Base Aérea da PM em Araçatuba estaria sendo desfeita e o Águia passaria a atuar apenas em horário comercial, de segunda a sexta-feira, por falta de equipes.

O general comentou que realmente existe a dificuldade em repor o efetivo, mas afirmou que a Base Aérea da PM em Araçatuba não será desfeita. “Cada área tem uma base e isso é fundamental, preponderante”, afirmou, se referindo aos dez Deinters do estado.

Reconhecimento

A visita técnica a Araçatuba, segundo o general, teve como objetivo conhecer e cumprimentar as pessoas que trabalham nas polícias na cidade, se dedicando à segurança pública.

Segundo ele, essas pessoas são as responsáveis pelos índices de segurança pública serem os melhores da história no Estado.

O secretário estadual contou ainda que são realizadas reuniões semanais para tratar gestão da inteligência, do uso da tecnologia e da valorização das pessoas que trabalham nas áreas de segurança pública, o que inclui firmação, remuneração e colocação de pessoas.

O objetivo, de acordo com o general Campos, é proporcionar cada vez mais segurança à população, continuar baixando os índices criminais e fazer com que a população se sinta segura.

Projetos

Ele revelou que a Secretaria de Segurança Pública tem projeto para instalação em Araçatuba de uma Deic (Delegacia Estadual de Investigações Criminais), que serão instaladas nas áreas dos dez Deinter.

Ele também confirmou a instalação de um Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) da PM. Ainda não há prazo para a implantação desses serviços.

Junção

Há também estudos que avaliam a transferência de delegacias e batalhões da PM de área de circunscrição.

No caso, o Deinter de Araçatuba poderia receber as unidades  do 44º BPM-I (Batalhão de Polícia Militar) do Interior e da Delegacia Seccional, ambos de Lins e que são ligados ao CPI-4 e ao Deinter-4), de Bauru.

General Campos informou que há estudos nesse sentido e que a avaliação atualmente é feita na região do Vale do Ribeira.

Ele explicou que o objetivo dos estudos é ver onde estão os centros de gravidade e as afinidades, para que essas áreas sejam acomodadas sempre.

“Se o estudo indicar, se ele orientar que é mais conveniente que uma região seja colocada em outra, isso será feito, sempre por conveniência e sempre por oportunidade”, disse.

Argumentou ainda, que quando isso ocorrer, será para facilitar o trabalho. “Eu tenho a convicção que pelo trabalho que vem sendo feito, a população terá um São Paulo mais seguro do que estamos tendo hoje”, concluiu.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM POLÍCIA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.