O desabamento do teto da loja que pegou fogo no Calçadão de Araçatuba (SP), na tarde de sexta-feira (12), foi o responsável pelos ferimentos causados em dois bombeiros. Um deles permanece internado com queimaduras no corpo e o outro morreu.
No boletim de ocorrência foi relatado que o fogo começou pelo telhado, no local onde existe um aparelho de ar-condicionado.
Nesse espaço, funcionava o depósito da loja e havia dois funcionários no local, naquele momento. Um deles contou ao Hojemais Araçatuba que usou um extintor para tentar combater as chamas, que se alastraram rapidamente.
Com a chegada dos bombeiros, a área foi interditada e teve início o combate ao incêndio.
Desabou
Quando as chamas aparentemente estavam controladas, o teto do prédio desabou. Com a queda, o ambiente foi oxigenado, fazendo com que o fogo se alastrasse novamente.
Dos bombeiros que atuavam no combate às chamas, a maioria conseguiu deixar o prédio rapidamente. Entretanto, o tenente acabou sendo atingido por labaredas e deixou o local com a roupa em chamas. Ele sofreu queimaduras graves e foi levado para o hospital.
Quanto ao sargento Júlio César Delfino, ele não conseguiu sair do interior da loja após o desabamento.
O trabalho de combate ao incêndio prosseguiu por mais três horas aproximadamente, até que foi possível chegar ao local onde ele estava, sob os escombros, para resgatá-lo.
A vítima foi socorrida por equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e, de acordo com o boletim de ocorrência, foi levada para o pronto-socorro da Santa Casa.
No trajeto, o médico realizou massagem cardíaca e demais procedimentos para reanimação. Apesar de a vítima ter dado entrada no hospital sem os sentidos, os procedimentos de ressuscitação prosseguiram por mais 45 minutos, até ser confirmado oficialmente o óbito.
Investigação
Equipe do IC (Instituto de Criminalística) deixou o local assim que foi feito o resgate do sargento. Entretanto, devido à falta de iluminação e o calor intenso, a perícia deve ser retomada neste sábado.
Atuaram no combate ao incêndio, equipes do Corpo de Bombeiros de Araçatuba, Birigui e Penápolis.
Outras instituições, como a Samar (Soluções Ambientais de Araçatuba), a Raízen e a empreiteira Consdon Engenharia disponibilizaram caminhões-pipa para auxiliar no combate às chamas.
A Defesa Civil já interditou o prédio da loja que pegou fogo. Prédios vizinhos não foram atingidos. Apesar disso, a manhã deste sábado foi de bastante trabalho para muitos lojistas nas imediações que, devido ao risco de o fogo se espalhar, tiveram que esvaziar as lojas.
O Calçadão no trecho entre a rua Princesa Isabel e a Duque de Caxias permanece interditado.
O corpo do sargento Delfino é velado na sede do 20º GB (Grupamento de Bombeiros), no bairro Morada dos Nobres. O enterro está previsto para as 17h.