A Polícia Civil de Araçatuba (SP) vai instaurar inquérito para investigar um grupo suspeito de extorquir um aposentado de 32 anos, morador em Auriflama, pessoa com esquizofrenia. A vítima estava em um carro com os investigados e trazia consigo R$ 3 mil em dinheiro.
O veículo, um Fiat Palio, foi abordado por policiais militares por volta das 16h30 de quarta-feira, no quilômetro 43 da rodovia Elyeser Montenegro Magalhães (SP- 463). De acordo com os policiais que apresentaram a ocorrência, a vítima era transportada no banco do passageiro, ao lado do motorista, e apresentava sérios sinais de esquizofrenia.
O carro era conduzido por um lavrador de 26 anos, residente em Auriflama, que também trazia como passageiro um jovem de 18 anos, morador no residencial Atlântico e outro de 20 anos, do bairro Etemp, ambos em Araçatuba. De acordo com a polícia, todos possuem antecedentes criminais.
Suspeita
Segundo os policiais, eles apresentaram versões contraditórias. O condutor do carro alegou que veio de Auriflama para Araçatuba para nadar em um rio denominado "bica do Alvorada" , enquanto os demais alegaram que iriam para o bairro Concórdia.
Durante revista pessoal nos ocupantes do veículo, os policiais encontraram R$ 3.000,00 em um dos bolsos da roupa do aposentado, que não tinha condições de informar sobre o dinheiro devido à condição de saúde mental dele. Já os demais alegaram que não sabiam que a vítima estava com o dinheiro.
Extorsão
A polícia fez contato com a mãe do aposentado, que confirmou que reside em Auriflama, mas atualmente faz tratamento contra um câncer em outra cidade. Assim, o filho dela está morando sozinho, apesar da esquizofrenia.
Ainda de acordo com ela, há alguns dias o homem flagrado conduzindo o Fiat Uno se aproximou do filho dela para tirar vantagem e inclusive financiou um veículo no nome do filho dela, que irá tentar alguma medida judicial para afastá-lo dele.
A polícia também fez contato telefônico com o pai do aposentado, que reside em Jales e confirmou o que foi relatado pela mãe do rapaz.
Investigação
Segundo a polícia, o veículo não está em nome de nenhum dos ocupantes e o condutor alegou que seria de propriedade do pai dele.
Todos os envolvidos foram apresentados no plantão policial e o delegado que presidiu a ocorrência decidiu pela apreensão do dinheiro e instauração de inquérito para apurar eventual crime de extorsão.
Como não havia mandado de prisão contra eles e no momento não havia indícios suficientes de autoria, após serem ouvidos eles foram liberados.
