Um homem de 38 anos, que seria morador de rua, foi preso na tarde desta terça-feira (29), acusado de ferir uma mulher na praça da Paineira, em Araçatuba (SP). Na delegacia, ele confessou o crime.
A mulher foi socorrida por equipe de resgate e levada para o pronto-socorro da cidade. No local, foi apreendido um punhal artesanal, usado na ação, e um facão.
A assessoria de imprensa da Santa Casa informou que a paciente tem 39 anos e sofreu ferimento na lateral direita da cabeça. "Ela recebeu medicações necessárias para estabilizar o quadro e neste momento está passando por exames de raio X e tomografia computadorizada. Será avaliada posteriormente por um neurologista e o quadro clínico neste momento é estável", informou nota divulgada no final da tarde.
Crime
Segundo o Corpo de Bombeiros, o caso aconteceu por volta das 15h30. Populares acionaram a polícia e a vítima foi encontrada ferida em um dos bancos da praça, localizada no cruzamento da avenida Prestes Maia com a rua Marcílio Dias, no bairro Planalto.
Com informações das testemunhas, os policiais militares conseguiram deter o acusado que foi levado para o plantão policial junto com outro homem, que inicialmente seria ouvido como testemunha.
A reportagem esteve na praça e ouviu de outros frequentadores do espaço que a vítima mora no residencial Beatriz, tem família, mas tem o hábito de frequentar a praça para consumir bebida alcoólica. Ainda de acordo com o que foi informado, pela manhã o acusado já havia agredido a mulher.
Aos policiais, o acusado alegou que a vítima tentou agredi-lo durante uma briga na praça, por isso se apossou da barra de ferro com uma lâmina na ponta e a golpeou. A mulher foi socorrida consciente e confirmou que somente o objeto foi utilizado para feri-la, apesar de também ter sido apreendido um facão.
Confessou
À reportagem do Hojemais Araçatuba, o acusado disse que os frequentadores da praça ingeriram bebida alcoólica e chegou a agredir a vítima pela manhã, por ela ter partido para cima dele. Depois disso, eles continuaram bebendo e o acusado dormiu.
Ele contou que foi acordado pelo rapaz detido como testemunha, dizendo que a vítima iria agredi-lo novamente. "Eu acordei assustado, peguei um pedaço de ferro que estava do lado e bati na cabeça dela", contou.
O acusado afirmou que está arrependido do que aconteceu. "Isso jamais devia ter acontecido. A gente mora na rua e jamais poderia agredir os outros, mas quando você é ameaçado também tem o direito de se defender", argumentou.
Ele afirmou que o objeto usado na agressão é uma barra de ferro e que em momento algum pensou em matar a vítima, mas sim, apenas se defender. Por fim, revelou que está em Araçatuba há dez anos e foi preso em 2013 por assalto cometido em 2007, no município de Buritizal (SP), ficando pouco mais de dois anos na cadeia.
Até o final da tarde a reportagem não tinha confirmado se o acusado permaneceria preso.
Assistência
Assim que tomou conhecimento do crime, uma equipe do Centro POP (Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua) esteve na praça da Paineira para ouvir as testemunhas e confirmou que a vítima não é moradora de rua.
Além disso, todas as demais pessoas que permaneciam no local possuem residência fixa.