A região de Araçatuba (SP) teve aumento nos homicídios em 2020, mas teve queda nos roubos, segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira (25) pela SSP (Secretaria de Segurança Pública).
De acordo com o órgão, os 43 municípios da área do Deinter-10 (Departamento de Polícia Judiciária) somaram 65 homicídios no ano, com 69 pessoas sendo assinadas no período. Isso porque, em janeiro houve um duplo homicídio e em outubro, houve uma ocorrência com três mortes.
Com isso, o aumento nos assassinatos foi de 12,1% e no número de vítimas foi de 16,9%. A taxa de vítimas de morte intencional para cada grupo de 100 mil habitantes.
Também houve um latrocínio a mais no ano passado, somando três casos na região contra dois em 2019.
Roubos
Enquanto aumentaram os assassinatos em 2020, os roubos tiveram redução na região de Araçatuba, segundo a SSP. De acordo com a pasta, a queda foi expressiva, totalizando 24,4%.
Foram 179 ocorrências a menos, com 735 casos em 2019 para 556 no ano passado, o menor número da série histórica, segundo a secretaria.
Os furtos em geral caíram 14,8% em 2019, com 6.383 ocorrências registradas, contra 7.496 no ano passado, ou seja, 1.113 casos a menos, também atingindo o menor número da série histórica, iniciada em 2001.
