Ferimentos
Após ser realizada a perícia, os policiais foram ao pronto-socorro da Santa Casa, onde foram informados que Deolinda havia morrido. Ela teve fratura exposta nas duas pernas e morreu em função de uma parada pulmonar.
O motociclista sofreu escoriações pelo corpo e trauma na cabeça, por isso foi levado para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva), onde permaneceu internado em estado grave. A polícia não teve meios de verificar se ele apresentava algum sinal de embriaguez.
Perigo
Esse não é a primeira morte de pedestre ocorrida nesse trecho da rua dos Fundadores e da avenida dos Araçás. Devido aos frequentes acidentes, no ano passado moradores fizeram um protesto no local e a Prefeitura instalou um redutor de velocidade (lombada) na Araçás, próximo à confluência com a rua Bahia.
Também foi pintada uma faixa de parada obrigatória para quem segue pela avenida sentido ao bairro, na rua Almirante Barroso, que fica na esquina do supermercado Diniz.
Rampa
Em setembro, a administração municipal comunicou a construção de uma rampa de acessibilidade para deficientes físicos entre a Fundadores e a Araçás, que tem um desnível, e a instalação de um semáforo.
No dia 15 daquele mês, a Prefeitura informou que havia emitido a ordem de serviço para início da obra, que seria executada pela Suart & Martins Construções Ltda, ao custo de R$ 98,5 mil. O dinheiro é proveniente de repasses do Pré-Sal ao município.
A rampa terá cerca de 12 metros de ida e outros 12 metros de volta, no sistema zigue-zague, e o prazo de conclusão seria de três meses.
Construindo
O secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Tadeu Consoni, explicou que a rampa junto com as escadas que serão instaladas no canteiro central na frente do supermercado estão em construção.
Por se tratar de uma peça grande, com aproximadamente quatro toneladas de aço, ela é feita pela empresa contratada, montada e depois desmontada para ser transportada até o local e depois instalada.
Assim que for feita a instalação serão instalados os jogos de semáforos. O local foi escolhido por ser o com maior fluxo de pedestres, segundo o secretário.
Ele argumentou que apesar das providências, é necessário que os motoristas e motociclistas respeitem a sinalização e principalmente a velocidade das vias para evitar mortes como a ocorrida na noite de sexta-feira.
Segundo Consoni, a Prefeitura tem mais de 600 pedidos de instalação de lombadas feitos por moradores, preocupados com o excesso de velocidade dos veículos, principalmente em avenidas.
