Polícia

Operação Huracan tenta prevenir focos de incêndio em vegetação

Teve início nesta segunda-feira a ação conjunta entre a Polícia Militar Ambiental e o Ministério Público

Da Redação - Hojemais Araçatuba
10/05/21 às 15h52
Foto: Divulgação PMA

A Polícia Militar Ambiental, em conjunto com o Ministério Público do Estado de São Paulo, deflagrou nesta segunda-feira (10), a Operação Huracan para prevenir focos de incêndio em vegetações. As atividades estendem-se até a quarta-feira (12).

Na mitologia maia, Huracan é o deus responsável por catástrofes naturais com a invocação de elementos como o vento, fogo e terra. O objetivo da operação é justamente tentar minimizar os impactos que estes incidentes acarretam à saúde da população. 

Os trabalhos são desenvolvidos por 450 militares integrantes do Comando de Policiamento Ambiental e das equipes do Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente), da PMESP e do MPSP, respectivamente.

Os agentes passarão orientações a proprietários e produtores rurais sobre as medidas de prevenção, como a manutenção dos aceiros nos canaviais, e os planos de prevenção contra incêndio nas margens de rodovias, ferrovias, zonas de amortecimento de unidades de conservação e outros pontos de vulnerabilidade.

Didático

A operação tem forte componente didático, pois também é focada em ações de educação ambiental nas redes sociais como forma de conscientização da população, com alertas para a não soltura de balões e cuidados com cigarros às margens da via.

Ainda há avisos sobre o perigo de realizar queimadas e acender fogueiras perto de matas e em dias de vento, orientações para a não soltura de fogos de artifícios próximo às áreas de vegetação, para não jogar lixo em terrenos baldios e não permitir que crianças façam uso de fósforo, isqueiros ou materiais inflamáveis. 

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM POLÍCIA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.