Neste período que antecede a piracema, que terá início em 1º de novembro, a Polícia Militar Ambiental está intensificando a visita a peixarias para fiscalização e orientação dos comerciantes.
Segundo nota divulgada à imprensa, na quinta e sexta-feira (22) foram vistoriados os estoques de pescados de 30 estabelecimentos do tipo nos 43 municípios da área de abrangência da 1ª Companhia de Polícia Ambiental.
Nenhuma irregularidade foi constatada e os proprietários dos estabelecimentos foram orientados a adquirirem pescado com origem comprovada e a efetuarem a declaração de estoque no prazo estipulado.
Piracema
De acordo com a polícia, neste período que antecede a Operação Piracema as fiscalizações serão intensificadas, principalmente na modalidade de policiamento náutico, nos pontos e horários de maior incidência de pesca irregular.
Objetivo é combater crimes contra a fauna ictiológica e orientar pescadores sobre as restrições para o período de defeso, de acordo com a Instrução Normativa nº 25/09, que regula a pesca no período de proteção à reprodução natural dos peixes, na Bacia Hidrográfica do Rio Paraná. A piracema só terminará em 28 de fevereiro.
