Polícia

Polícia vai investigar furto de celulares doados à Prefeitura de Araçatuba

Cinco dos 316 aparelhos doados pela Receita Federal ao município para serem usados nas escolas foram subtraídos

Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba
30/09/21 às 16h37

A Polícia Civil de Araçatuba (SP) vai instaurar inquérito para apurar o furto de cinco celulares novos que foram doados pela Receita Federal à Prefeitura, para serem utilizados pela Secretaria Municipal de Educação.

O boletim de ocorrência comunicando o crime foi registrado nesta quinta-feira, mas o desaparecimento dos aparelhos teria ocorrido na semana passada.

A representante da Prefeitura que registrou a ocorrência informou que a Delegacia da Receita Federal doou 316 celulares ao município. Foi feita a conferência da quantidade de aparelhos quando eles deixaram a sede da Receita Federal, em Bauru, e quando eles foram entregues em Araçatuba, na Secretaria da Educação do Edifício Siran.

Nova conferência foi feita no dia 19 e no dia 20, por volta das 8h, eles foram encaminhados para a Prefeitura, por volta das 8h30. Os aparelhos deixaram o Paço Municipal por volta das 12h e às 12h30 foram entregues na sede da Secretaria Municipal de Educação, que fica na rua São Paulo.

Não foi feita conferência da quantidade nesse deslocamento dos aparelhos e a nova contagem ocorreu apenas no dia 22, quando foi constatada a falta dos cinco aparelhos nas respectivas caixas. A polícia irá analisar imagens de câmeras de vigilância para tentar identificar onde ocorreu o furto dos celulares.

Doação

Conforme foi anunciado pela Prefeitura no último dia 20, os aparelhos doados ao município foram apreendidos pela Receita Federal e estão avaliados em R$ 320 mil. A entrega foi feita pelo delegado da Receita Federal em Araçatuba, Tharsis Araújo Bueno ao prefeito de Araçatuba Dilador Borges (PSDB).

Na ocasião, a secretária municipal de Educação, Silvana Sousa e Souza, explicou que iniciativa partiu do delegado da Receita Federal, que viu um vídeo institucional compartilhado na internet e enviado às famílias, mostrando crianças acompanhando as aulas de forma virtual durante a pandemia.

Bueno informou ao prefeito das apreensões de celulares e outros equipamentos que poderiam ser utilizados nas escolas e foi formalizado o pedido pela Secretaria de Educação. 

Uso

A reportagem apurou que os celulares já foram distribuídos às escolas para serem usados pelas turmas em processo de alfabetização, matriculados na etapa 2 da educação infantil até o 3º ano do ensino fundamental.

Os aparelhos também serão usados na avaliação da fluência leitora das crianças do segundo ano, numa ação em parceria com o governo do Estado. Para essa avaliação é utilizado um aplicativo no celular.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM POLÍCIA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.