A região de Araçatuba (SP) registrou aumento de 160% nos homicídios no mês de novembro em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo levantamento divulgado pela SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado nesta quinta-feira (23).
De acordo com o balanço, no mês passado foram registrados 13 assassinatos nos 43 municípios que compõem a área do Deinter-10 (Departamento de Polícia Judiciária) de Araçatuba, contra cinco em novembro de 2020.
No ano, a região soma 78 assassinatos, com 81 vítimas. Em agosto foi registrado um triplo homicídio, que foi durante o assalto a bancos em Araçatuba. No ano passado inteiro foram 65 homicídios registrados, com 69 vítimas. Houve um triplo homicídio em outubro e um duplo homicídio em janeiro de 2020.
Cidades
Araçatuba teve quatro assassinatos em novembro e soma 29 no ano, contra 24 no mesmo período do ano passado. Os números de dezembro só serão divulgados em janeiro. Nos 12 meses 2020 foram 30 assassinatos no município.
Os outros homicídios de novembro foram registrados em Andradina (2), Avanhandava (1); Birigui (1); Brejo Alegre (1); Buritama (1); Lavínia (1); Santo Antônio do Aracanguá (1); e Suzanápolis (1).
Outros crimes
Ainda segundo a SSP, em novembro os furtos de veículos na região de Araçatuba caíram 6,1%, passando de 33 para 31 na comparação dos meses de novembro de 2020 e 2021. Os roubos de veículos caíram de cinco para três e alcançaram a segunda menor marca da série histórica, iniciada no ano de 2001.
O indicador de roubos seguidos de morte está zerado pela segunda vez consecutiva na série histórica do período, o que também ocorreu com roubos a banco e extorsões mediante sequestro.
Os furtos em geral subiram de 540 para 632; os roubos em geral subiram de 48 para 52; e os roubos de carga de um para dois. No mês passado foram registrados 24 boletins de ocorrência de estupros, contra 22 em novembro de 2020.
Produtividade
A SSP informa que o trabalho das polícias paulistas na região de Araçatuba permitiu um aumento de 25,4% na quantidade de prisões em novembro, se comparado a igual período de 2020. Foram 316 registros contra 252.
No mês passado foram registrados 92 flagrantes por tráfico de entorpecentes e apreendidas 26 armas de fogo ilegais.
