Unisalesiano

Alunos de medicina vivenciam aulas práticas em UBSs, pronto-socorro e Santa Casa

Alunos de todos os termos estão vivenciando a rotina de saúde no município, sempre acompanhados de tutores

Unisalesiano*
12/02/21 às 16h00
Aulas práticas foram iniciadas no dia 1º de fevereiro deste ano (Foto: Divulgação)

As unidades públicas de saúde de Araçatuba (SP) passaram a ter a presença dos acadêmicos do curso de medicina do Unisalesiano com o objetivo de enriquecer o conteúdo aprendido em sala de aula. Ao mesmo tempo, quem ganha são os pacientes, pois recebem olhares atentos e cuidados por parte dos alunos.

As aulas práticas foram iniciadas no dia 1º de fevereiro deste ano na maioria das UBSs (Unidades Básicas de Saúde), Pronto-Socorro Municipal "Aida Vanzo Dolce" e Santa Casa de Araçatuba. Alunos de todos os termos estão vivenciando a rotina de saúde no município, sempre acompanhados de tutores.

O coordenador do curso de medicina, Dr. Antônio Henrique Poletto, comenta que a importância desse tipo de vivência é indiscutível, pois, no ensino médico, a translação do conhecimento ocorre, fundamentalmente, com atividades práticas.

“A atitude médica é o grande desafio do processo ensino-aprendizagem. E, nesse sentido, nossos acadêmicos têm atividades práticas desde a 1ª semana de curso, com desafios progressivos ao longo dos 6 anos de graduação”, explicou.

O médico Pedro Henrique Caixeta Dias, que é preceptor da disciplina de habilidades ambulatoriais do curso de medicina, enfatizou que o objetivo desse tipo de atividade é dar aos alunos a oportunidade de elaborarem um raciocínio clínico, colocando em prática todo o conhecimento que obtiveram desde o início do curso.

“Eles vivenciam a realidade dos atendimentos das unidades de saúde do município. Com isso, ganham experiência e segurança”, ressaltou Dias.

Empolgados

Por sua vez, os alunos participantes das aulas práticas se mostraram empolgados e satisfeitos com a aplicação do ensino dentro das unidades de saúde. O acadêmico do 7º termo, Tony Maronesi Bagio, disse que está sendo proveitosa a oportunidade de acompanhar a rotina em uma UBS. “Acredito que essa experiência seja de extrema valia para o aprendizado tanto profissional quanto pessoal”, afirmou.

A aluna Jéssica Buzzo, também do 7º termo, está realizada em ter a oportunidade de acompanhar e participar dos atendimentos diretamente. “Com essa experiência, estou tendo a chance de colocar em prática tudo o que estou aprendendo e ainda aprender mais. Dessa forma, adquirindo mais conhecimento, treinando para quando me formar e buscando o melhor para o paciente”, comentou.

Por fim, o acadêmico Rodrigo Cano, do 7º termo, destacou que, dentro de uma UBS, é possível criar vínculo com os pacientes e a comunidade. “Além disso, é gratificante as equipes de saúde nos receberem de braços abertos para essa oportunidade. Em síntese, é hora de colocar a mão na massa e se preparar para o internato”, concluiu.

 

Foto: Divulgação

Em Araçatuba, a instituição está localizado na rodovia Teotônio Vilela, 3821, Jardim Alvorada. O telefone é (18) 3636-5252 e o e-mail é unisalesiano@unisalesiano.com.br

 


*O conteúdo é de responsabilidade do anunciante

Endereço: Rod. Sen. Teotônio Vilela, 3821 - Bairro: Alvorada - Araçatuba - SP, 16016-500 
 
Horário: 08:00 as 20:00
 
Fone: (18) 3636-5252

 MAIS DE UNISALESIANO
VEJA TODAS DE UNISALESIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.