nfermagem, colabora com a ação de saúde pública" /> nfermagem, colabora com a ação de saúde pública" />
Unisalesiano

Carreta-móvel instalada na UNA recebe centenas de mulheres para exames de mamografia

O Unisalesiano, por meio do curso de enfermagem, colabora com a ação de saúde pública

Unisalesiano*
16/02/22 às 15h35
(Foto: Divulgação)

A empregada doméstica Oneide Aparecida Barbosa, de 51 anos, não perdeu tempo e procurou a carreta-móvel do Programa “Mulheres de Peito”, já no primeiro dia, para realizar o exame de mamografia. “Quero cuidar da minha saúde, principalmente, porque tenho casos de câncer de mama na família”, disse.

Assim como Oneide, centenas de mulheres participam do programa gratuito, promovido pelo Governo de São Paulo e Fidi (Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico). Em Araçatuba, a Secretaria de Saúde Municipal e o Unisalesiano colaboram com a iniciativa.

A carreta-móvel ficará estacionada até o dia 19 de fevereiro, na UNA (Universidade Aberta da Melhor Idade), do Unisalesiano, localizada na rua Joaquim Nabuco, 155, no Centro de Araçatuba. A faculdade, por meio do curso de enfermagem, colabora com a ação de saúde pública por meio de triagem e orientação sobre a mamografia.

Para realizar o exame, mulheres de 35 a 49 anos, e acima de 70 anos, precisam levar pedido médico, RG e cartão SUS; mulheres de 50 a 69 anos, somente RG e cartão SUS.

Oportunidade

A modelo comercial e fotográfico Márcia Matiko Okudi, de 55 anos, elogiou a iniciativa da instituições parceiras, por trazerem para Araçatuba esse tipo de campanha. “Já fiz mamografias várias vezes e é sempre bom acompanhar. Esse programa é legal porque oferece praticidade à população”, afirmou.

O mesmo fez a podóloga Denise Corsato, 55, que ressaltou ser necessária a inclusão do exame de mamografia na rotina de cuidados das mulheres, pois, segundo ela, quanto antes detectar alguma normalidade, maiores são as chances de recuperação. “É preciso que todas nós demos valor a esse exame”, completou.

Parceria

De acordo com a Secretária da Saúde de Araçatuba, Carmem Guariente, a parceria com o Unisalesiano tornou possível concretizar essa importante ação de saúde, atingindo um grande número de mulheres. “Há alguns anos estamos em busca da carreta-móvel do programa ‘Mulheres de Peito’ para o município de Araçatuba porque trata-se de um movimento que chama a atenção da mulheres para a necessidade do rastreamento”, informou Carmem, ao lembrar que exames de mamografia são realizados, de forma constante, no Centro de Especialidade em Saúde – Auxilium, inaugurado no ano passado, graças à parceria entre a Prefeitura de Araçatuba e o Unisalesiano, por meio do curso de medicina.

Por fim, a vice-prefeita de Araçatuba, Edna Flor (Cidadania), visitou a UNA para acompanhar o primeiro dia da iniciativa de saúde pública como forma de valorizar o trabalho dos envolvidos. "Agradeço a todos que estão unidos na promoção desse trabalho tão importante para as mulheres.”

(Foto: Divulgação)

Sobre o Unisalesiano

Em Araçatuba, o Unisalesiano está localizada na rodovia Teotônio Vilela, 3821, Jardim Alvorada. O telefone é (18) 3636-5252 e o e-mail é unisalesiano@unisalesiano.com.br

*O conteúdo é de responsabilidade do anunciante

Endereço: Rod. Sen. Teotônio Vilela, 3821 - Bairro: Alvorada - Araçatuba - SP, 16016-500 
 
Horário: 08:00 as 20:00
 
Fone: (18) 3636-5252

 MAIS DE UNISALESIANO
VEJA TODAS DE UNISALESIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.